A administração do Porto de Paranaguá divulga que o sistema Carga Online, garantiu o recebimento de cargas sem formação de filas nas estradas, o que resultou em um recorde histórico para o terminal portuário. Até maio foram 155.672 caminhões carregados de grãos. Considerando-se apenas as movimentações de maio, chegaram ao pátio de triagem de Paranaguá 41.250 caminhões, 18% a mais do que o registrado no mesmo período no ano passado.
Nas exportações, o porto registrou 9 milhões de t. de grãos, entre soja, farelo de soja, milho e açúcar. Esse volume representa 12% a mais em relação ao movimentado no mesmo período de 2012, e, segundo a administração do porto, com a melhora das condições climáticas, as exportações de granéis continuam crescendo gradativamente. Em maio, foram registrados apenas seis dias de paralisação por conta das chuvas. Já em abril, foram cerca de oito dias. No primeiro trimestre foram 30 dias de paralisação por esse motivo.
O sistema Carga Online, uma tecnologia que agenda o recebimento de carga a granel no Porto de Paranaguá, recebeu mais uma funcionalidade, aprimorando ainda mais o sistema que acabou com a fila de caminhões nas estradas. A partir de junho, os caminhoneiros podem consultar, por meio de SMS ou pelo site, se a carga que irão transportar já está cadastrada no sistema eletrônico da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).