O Porto de Santos (SP) registrou um movimento recorde, um total de 15,5 milhões de toneladas no primeiro bimestre deste ano, cerca de 15% a mais em relação ao mesmo período de 2012.
As cargas destinadas à exportação somaram 5,3 milhões de toneladas, 15,6% acima dos índices alcançados no ano anterior durante o período analisado. O aumento das exportações de milho e açúcar influenciaram nos recordes mensais atingidos no primeiro bimestre, segundo o porto.
Em fevereiro, praticamente dobraram os embarques de açúcar se comparado ao mesmo mês do ano passado. Foram 1,12 milhões de t frente as 568,9 mil em 2012, uma acréscimo de 97,4%. Já no caso do milho, o incremento foi ainda maior, cerca de 1.363,8% do que em 2012, quando foram registradas 33,7 mil toneladas movimentas contra as atuais 492.9 mil. O álcool também foi destaque nas exportações, atingindo um crescimento de 262,6%.
O Porto de Santos teve uma participação de US$ 18 bilhões na movimentação das cargas que compuseram a balança comercial brasileira no primeiro bimestre de 2013, o que corresponde a 26,3%. Deste total, US$ 9,2 bilhões são de cargas desembarcadas em Santos (SP), entre as quais destacam-se: veículos automotores, adubos e fertilizantes e peças automotivas. O restante, cerca de US$ 8,7 bilhões, referem-se a exportações, com predominância do açúcar a granel, da soja a granel e do café em grãos.
Os Estados Unidos foi o principal destino das cargas de exportação, com 12,8%, totalizando US$ 1,1 bilhão, seguido pela Argentina, com US$ 625 milhões, o que corresponde a 7,1% das cargas e pela Holanda, com US$ 585 milhões, o equivalente a 6,7% das exportações. Já nas importações, a China foi o destaque, significando 18,7% das cargas, no valor de US$ 1,7 bilhão, seguida pelos Estados Unidos, com 15,5% do volume e US$ 1,4 bilhão, e por fim a Alemanha, representando 10,8% das cargas importadas pelo Brasil, correspondentes a US$ 998 milhões.
Já o número de navios que atracaram no Porto de Santos durante o mês de fevereiro diminuiu 9,3% em relação a 2012, passando de 939 para 852 embarcações. Isto porque, em consequência das obras de dragagem do aprofundamento e alargamento no canal de acesso ao terminal, realizadas em 2012, foi possível receber navios maiores, que transportam volume maior de cargas.