A Randon Implementos Rodoviários foi afetada negativamente, em 2012, pela rigidez na análise de crédito para financiamento e a transição da motorização de caminhões para a tecnologia Euro V. Por isso, a companhia apresentou receita bruta de R$ 5,3 bilhões, representando queda de 16,2% em relação a 2011, quando foram registrados R$ 6,4 bilhões.
A receita líquida, consolidada de 2012, ficou em R$ 3,5 bilhões, resultado 15, 7% a menos do que no mesmo período do ano anterior, quando alcançou o valor de R$ 4,2 bilhões. Já o lucro líquido consolidado atingiu R$ 42,6 milhões, aproximadamente 84,2% menor do que o apurado em 2011. A companhia estima que em 2013 deva retomar o ritmo de crescimento, com incremento superior a 15% em receitas e recuperação de margens.
O destaque positivo ficou por parte das operações do grupo no exterior, que passaram a ter uma maior representatividade no faturamento de 2012. A planta de veículos rebocados na Argentina apresentou receita bruta de US$ 44,4 milhões. Já as unidades controladas pela Fras-le na China, Estados Unidos e Argentina, obtiveram, respectivamente, receita bruta de US$ 13,2 milhões, US$ 22,4 milhões e US$ 36,3 milhões. Os demais centros de distribuição e escritórios comerciais da Fras-le atingiram faturamento de US$ 5,6 milhões. Somadas, essas receitas compõem um valor de US$ 121,9 milhões, contra US$ 108,5 milhões em 2011, um crescimento de 12%.
Veículos e Implementos
O segmento de veículos e implementos respondeu por 52,8% da receita líquida da companhia em 2012, ganhando representativamente em um ano impacto pelos efeitos da transição Euro III e Euro V. Na distribuição de produtos desse segmento, os veículos rebocados representaram 76,4% da receita líquida, enquanto veículos especiais e vagões ferroviários alcançaram 14,4% e 9,2%, respectivamente.
Veículos Rebocados
A companhia verificou queda de 17,8% no volume físico de unidades de veículos rebocadores em 2012, se comparado a 2011. No final do exercício, o grupo se beneficiou da manutenção do custo da linha Finame PSI em 2,4% ao ano. Nichos específicos como construção civil e transporte de frigorificados também continuaram a mostrar força a partir da metade do ano, ajudando a melhorar o resultado de vendas, que deve se refletir de forma clara no primeiro semestre de 2013, período em que os pedidos serão entregues.
Vagões Ferroviários
A produção de vagões ferroviários, que teve um início de ano aquecido sofreu o contraste, provocado pela postergação de entregas, com o segundo trimestre quando ficou quase sem qualquer produção. A reativação das linhas deu-se apenas no início do terceiro trimestre de 2012, mantendo um forte ritmo até o final do exercício. Em 2012 foram contabilizadas 862 unidades, contra 913 em 2011.
Veículos Especiais
O segmento de veículos especiais foi o principal destaque da divisão de Veículos e Implementos, mostrando recorde com crescimento superior a 30% em entregas. Este setor continua bastante aquecido pela demanda de equipamentos para grandes obras públicas e civis, incluindo os grandes eventos esportivos, todos a serem produzidos ao longo da primeira metade de 2013.
Autopeças
O segmento de autopeças da Randon – formado pelas empresas Castertech, Fras-le, JOST Brasil, Master e Suspensys – representou 44,9% das vendas líquidas consolidadas, com receita de R$ 1,5 bilhão em 2012, frente aos R$ 2 bilhões de 2011.