A fabricante de implementos rodoviários e carretas customizadas Truckvan divulgou, no início de fevereiro, o balanço de suas atividades no acumulado de 2012. A empresa encerrou o ano passado com um faturamento de R$ 76 milhões, número que representa um crescimento de 56% em relação a 2011.
De acordo com a fabricante, as unidades móveis especiais foram as principais responsáveis pela receita alcançada no ano. Ao todo, a Truckvan produziu 90 unidades móveis, 15 a mais na comparação com 2011. A linha é composta por carretas e veículos desenvolvidos sob encomenda para diversas áreas, como saúde, eventos, serviços, educação, agências bancárias, TV e rádio.
Segundo informa a empresa, no ano passado exportou nove agências bancárias móveis para o Banco de Poupança e Crédito (BPC) da Angola, e está acertando um lote de unidades de treinamento e capacitação para a Nigéria em 2013. Portanto, há uma expectativa de fortalecer as exportações este ano.
A Truckvan está otimista também quanto ao negócio de kits para furgões. Os CKDs (Completely Knock-Down, na sigla em inglês que designa conjuntos de partes de veículos produzidos para montagem posterior) receberão investimentos para que a produção seja triplicada em 2013. No ano passado, foram produzidos mais de 3.500 kits. O objetivo, ressalta a empresa sem revelar valores relacionados aos investimentos, é atingir a marca de 1.000 conjuntos por mês até a metade do próximo ano.
Com duas unidades localizadas na cidade de São Paulo, a Truckvan possui aproximadamente 300 colaboradores e conta com cerca de 20 distribuidores que atendem todo o território nacional. De acordo com Braga, esse número também deve crescer em 2013 para acompanhar a perspectiva de incremento no volume de produção de kits para furgões.