A Volvo Caminhões apresentou hoje, 7 de fevereiro, em entrevista coletiva realizada em São Paulo, o balanço com seus números de 2012 e, também, algumas projeções para 2013. A montadora afirma que apesar das incertezas na economia, 2012 foi um bom ano para a companhia na América Latina. A montadora vendeu 19.164 caminhões na região, no ano passado.
No Brasil, foram emplacados 15.878 unidades. O market share cresceu em mais de um ponto percentual no país, passando de 17,1% em 2011 para 18,2% em 2012. No segmento de pesados, a marca emplacou 27% das unidades vendidas em todo o país. Já no segmento de semipesados, o markt share atingiu uma marca inédita com participação de 10,1% do mercado e 4.643 veículos emplacados.
O veículo mais vendido foi o FH 460cv, com 4.643 unidades emplacadas. Somando todas as vendas de caminhão da Mack, Renault e UD – marcas de veículos comerciais de propriedade da Volvo – o Grupo comercializou um total de 23.586 unidades no mercado latino-americano.
Banco Volvo
A Volvo Financial Services Brasil encerrou 2012 com volume recorde de financiamentos por meio de seu banco. A companhia financiou R$ 2,1 bilhões aos seus clientes, que adquiriram caminhões, ônibus e equipamentos de construção. A divisão de financiamentos da Volvo foi responsável pelo crédito de 40% das vendas da montadora no país. Este resultado representa um acréscimo de 17% se comparado ao ano de 2011.
A maioria dos financiamentos do Banco Volvo concentrou-se na modalidade Finame, linha de recursos do BNDES, voltada para bens de produção. Esta modalidade apresenta prazos de até 60 meses e taxas de juros pré-fixadas ou variáveis de acordo com a TJLP.
Em 2012, a marca também registrou crescimento significativo nas vendas de novas cotas do Consórcio Volvo. A montadora explica que o incremento foi de 10% em relação ao ano anterior, com a venda de aproximadamente duas mil novas cotas.
Projetos futuros
A Volvo iniciou no ano passado os primeiros testes com caminhões movidos a diesel-metano, solução desenvolvida para proporcionar rendimento do motor em longas distâncias e pode funcionar com até 75% de GNL e o restante de diesel.
Os motores que receberão esta tecnologia têm capacidade para 13 litros e podem fazer até 450 km utilizando esta solução de combustível gerando até 10% menos de emissões de CO2. A tecnologia, que também atende ao Euro 5, esta sendo desenvolvida pela Volvo em parceria com a White Martins, empresa que atua na produção e comercialização de gases industriais e medicinais. O caminhão que está sendo testado com a nova tecnologia é o modelo FM 460.
Durante a coletiva, a Volvo comentou sobre outros investimentos futuros, entre eles a planta fabril que será instalada em Curitiba, a vinda de uma segunda marca de caminhões pertencente ao Grupo Volvo para o Brasil, e o lançamento da nova linha FH no Brasil. Para todas essas novidades a montadora não revelou os prazos que serão anunciados, bem como os investimentos que serão aplicados.