O Porto de Santos informa que totalizou em 2012 um volume de 104,5 milhões de toneladas, 7,6% acima do registrado em 2011 (97,1 milhões de t). Segundo o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, o resultado foi bem acima do previsto – 103 milhões de t – e obtido em meio a um cenário de crise internacional. Foram relevantes para essa performance os aumentos verificados nos embarques de milho (119,4%) e de soja em grãos (14,8%). As exportações por Santos totalizaram 71,9 milhões de e as importações 32,5 milhões de t. Os sólidos a granel atingiram 50,7 milhões de t, os líquidos a granel 15,7 milhões de t e a carga geral 38 milhões de t.
Vale lembrar que por duas vezes em 2012 a movimentação de cargas, no mês, suplantou a marca de 10 milhões de t e estabeleceu nove novos recordes mensais.
Granéis sólidos
Nessa modalidade, os destaques ficaram com o açúcar (16,7 milhões de t – granel e sacaria), o complexo de soja (13,6 milhões de t) e o milho (10 milhões de t).
O volume exportado de soja em grãos superou as expectativas e se manteve, no ano passado, em torno de 11,2 milhões de t, crescimento de 14,8% em relação a 2011. Em torno de 80% desse volume teve como destino a China, que concentra o maior parque industrial de esmagamento do produto. A combinação entre preços internacionais elevados, em virtude das quebras de safras ocorridas em importantes países produtores (Estados Unidos e Argentina), e um bom desempenho na safra brasileira, especialmente na Região Centro-Oeste, responsável por cerca de 83% da soja escoada por Santos, foi determinante para esse resultado.
O açúcar permanece ocupando a posição de produto mais movimentado pelo complexo santista. Devido ao atraso no escoamento da safra, provocado por chuvas intensas que comprometeram tanto a colheita quanto as operações de embarque, ocorreu uma redução em torno de 0,9% no volume efetivado em 2012. A intensificação dos embarques verificada nos últimos meses do ano reduziu a queda no volume total.
O ótimo desempenho apresentado pelos embarques de milho se deu em função da quebra da safra norte-americana do produto e a colheita de safra recorde de inverno no Brasil.
Granéis líquidos
Entre os granéis líquidos destacaram-se o álcool (2,1 milhões de t) e o óleo diesel e gasóleo (1,8 milhão de t), com aumentos de, respectivamente, 63% e 12%.
O desempenho do álcool foi o melhor desde 2008, quando foram embarcados 2,7 milhões de t. Essa performance se deve a um maior acesso do produto ao mercado norte-americano, após a queda, no final de 2011, de medidas protecionistas que os Estados Unidos adotaram. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) mostram que foram exportadas por Santos 1,4 milhão de t do produto para os Estados Unidos, que correspondem a um crescimento de 198,1% em relação ao realizado no mesmo período de 2011 (493.016 t).
Carga geral
A carga conteinerizada foi o carro chefe da carga geral, atingindo 33,3 milhões de t ou 3,1 milhões de TEUs. Na movimentação de veículos constatou-se queda de 27,7% nas exportações e de 17,4% nas importações.
Fluxo de navios
Atracaram no Porto de Santos 5.595 embarcações no ano passado, representando uma queda de 4,7% em relação a 2011. Enquanto o número de embarcações vem decrescendo a tonelagem de cargas movimentadas aumenta, por conta da operação de navios de maior porte, decorrente da dragagem de aprofundamento do canal de navegação. Com isso o porto registrou um aumento de 12,22% da carga consignada (tonelagem média por navio), chegando a 19.732 t/navio, contra 17.584 t/navio em 2011.
Na balança comercial o Porto de Santos é líder no ranking dos portos nacionais, elevando sua participação na movimentação das trocas comerciais brasileiras de 24,6%, em 2011, para 25,8% em 2012. As trocas comerciais por Santos totalizaram US$ 120 bilhões, contra US$ 118,2 bilhões computados em 2011. O total da Balança Comercial brasileira foi de US$ 465,7 bilhões.