O presidente da Codesp, Renato Barco, espera que o Porto de Santos feche o ano fiscal de 2012 com um total de 103 milhões de toneladas de cargas movimentadas, o que representa um crescimento de 6% em relação ao registrado em 2011, quando foram movimentadas 97.170.308 t. Sobre o resultado financeiro, Barco projeta fechar o ano com um lucro líquido de R$ 83 milhões.
Segundo o executivo, neste ano a Codesp deu importantes passos para aprimorar sua gestão, destacando a iniciativa referente ao seu planejamento estratégico, utilizando ferramentas que permitem uma análise eficaz de suas ações. “Um Comitê Gestor do Sistema Integrado de Gestão coordena o trabalho desenvolvido por 20 grupos temáticos, formados por gestores da empresa, que executam a metodologia Fest Analysis Solution Technique (FAST) na pesquisa de processos, resultados e definição de maneiras de avaliar e monitorar os resultados desses processos”, conta o presidente.
O executivo ressalta, também, que no ano de 2012 a Codesp gerou mais de 162 postos de trabalho, com a admissão de novos profissionais para seu quadro de funcionário. Além disso, capacitou 1.064 colaboradores durante quase 20 mil horas de treinamento.
O diretor de Administração e Finanças, Alencar Costa, explica que o crescimento na movimentação de cargas produziu impacto direto na receita da empresa, resultando em um crescimento da ordem de 8,6% no resultado do balanço no período de janeiro a setembro. “Isto representa um diferencial de 3,6 pontos percentuais acima do registrado pela movimentação de cargas”, afirma Alencar. O executivo explica, ainda, que esse diferencial é produzido pela variação de 4,99% do IGPM médio (Índice Geral de Preços do Mercado) que reajusta os contratos de arrendamento anualmente e redução dos encargos financeiros incidentes sobre os parcelamentos do FNDES, dos custos das tarifas bancárias e da maior eficiência nas aplicações financeiras dos recursos disponíveis da empresa.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Comercial da Codesp, Carlos Kopittke, o bom desempenho do Porto de Santos em 2012 se deve, principalmente, ao aumento verificado até outubro dos embarques de milho e de soja, que foram de 74,1% e 29% respectivamente.
Para Kopittke, as exportações pelo Porto de Santos devem chegar a 71,6 milhões de toneladas e as importações 31,4 milhões de t. Os granéis sólidos devem atingir 49 milhões de t, e os líquidos, 15,7 milhões de t. Já as cargas gerais devem chegar a 38,2 milhões de t.
Para 2013, a Codesp estima um crescimento de aproximadamente 13% nos resultados econômico, com um lucro líquido de cerca de R$ 100 milhões. A projeção é baseada nas perspectivas para a economia nacional.