O Grupo Mesquita, um dos maiores do setor de logística e transportes do País, está com boas perspectivas para o fechamento de 2004, ano em que comemora 78 anos, quando espera crescer 45% em relação ao exercício de 2003. A empresa credita as boas perspectivas à sua consolidação como operador logístico integrado com a marca Mesquita Soluções Logísticas e à estrutura operacional do Grupo, que permite à empresa atuar em diversos segmentos, entre eles o químico, o alimentício e o têxtil.
De acordo com Roberto França Filho, diretor-executivo da Mesquita, a empresa está habilitada para qualquer tipo de projeto logístico nacional ou internacional. E, para comemorar o aniversário, novas soluções estão sendo implantadas e iniciadas atuações em áreas inéditas, como a de agronegócios. A Mesquita está otimizando o setor de transporte terrestre de açúcar para a Cosan – terceiro maio grupo privado mundial de açúcar, álcool e derivados e maior exportador privado do Brasil.
A Mesquita é responsável pelo transporte de 200 mil toneladas do produto por ano. E para garantir o atendimento, 20 novos equipamentos com características para esse fim foram adquiridos em maio. O objetivo é agilizar o embarque e o desembarque e proporcionar maior rapidez no transporte.
A marca de serviços do Grupo oferece projetos concebidos de acordo com as necessidades de cada cliente (taylor made) e serviços que visam baixar o custo logístico total. Segundo o diretor-executivo da Mesquita, o mercado passou a demandar projetos logísticos customizados e a empresa respondeu prontamente a essa mudança. De acordo com França Filho, a Mesquita profissionalizou a gestão, integrou os processos, investiu em treinamento e em tecnologia de gerenciamento da informação e segurança. Além de desenvolver, há um ano, serviços de importação e exportação com distribuição final de abrangência nacional.