A Paletrans Carretas informa que fechou um contrato, no último mês de setembro, para fornecer dez implementos ao Grupo Rodrimar. Os equipamentos – carretas bidirecionais biaxial que possuem capacidade para 32 toneladas –, aplicados no terminal do grupo no Porto de Santos (SP), são destinadas à movimentação de fardos de celulose. A expectativa é de que todas as carretas sejam entregues em três meses.
Segundo o diretor da Paletrans Carretas, José Tonon, a companhia procurou o Grupo Rodrimar a fim de apresentar os implementos personalizados. Para ele, os equipamentos irão agilizar as operações. “Os navios responsáveis pela exportação são caros e o tempo é fundamental para um bom trabalho. A exatidão e a rapidez são essenciais para uma operação excelente”, diz.
O executivo explica que os fardos de celuloses vindos da fábrica da Eldorado Celulose e Papel, localizada em Três Lagoas (MS), serão armazenados nos armazéns da Rodrimar em Santos e transportados até o porto. Antes de comercializar as carretas, porém, foi preciso analisar a operação. “Fomos até eles para entender o projeto e apresentar o tipo de solução para a necessidade”, resume.
O operador portuário Rodrimar ganhou uma concorrência para efetuar o armazenamento, transporte e embarque de celulose da primeira fábrica da Eldorado. A indústria está construindo a maior fábrica de celulose em linha única do mundo com conclusão prevista para o mês de novembro deste ano. A matéria-prima é extraída das madeiras de florestas plantadas de eucalipto preparadas pela empresa Florestal Brasil, voltada para a área de reflorestamento e envolvida com os setores de celulose e papel. O destino da celulose é a exportação para os mercados produtores localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.