A fabricante européia de cilindros hidráulicos para montadoras e implementos rodoviários Hyva anuncia expansão dos negócios na América Latina. De 2001 a 2003, a Hyva do Brasil apresentou crescimento de 196% nos negócios que envolveram o Brasil, Chile, Peru, México, Colômbia e Argentina. No mercado brasileiro, a média de crescimento das vendas tem sido de 35%, com especial aumento de janeiro a agosto deste ano, da ordem de 58%. Os mercados da Ásia e Europa, para os quais a Hyva do Brasil exporta e que apresentaram decréscimo nas vendas em 2002, estão em recuperação.
A Hyva do Brasil, filial da holding holandesa, foi responsável, no último ano, pela produção de 40% dos cilindros hidráulicos telescópicos comercializados pelo Grupo no mundo. Além de abastecer o mercado interno e América Latina, a produção foi canalizada também para países da Europa, Ásia e Oriente Médio, elevando para 75% as exportações de cilindros.
A empresa espera fechar 2004 com 14 mil unidades produzidas e vendidas. Isso representa 80% do faturamento da filial brasileira (estimado esse ano para mais de R$ 50 milhões), que ainda comercializa kit hidráulico, plataforma elevatória rollertrack e piso móvel, entre outros produtos. No Brasil, a fabricação dos cilindros segue os critérios de qualidade mundial, com matérias-primas importadas dos Estados Unidos da América e Europa.
Em agosto deste ano, a Hyva do Brasil produziu o cilindro número 50 mil. A planta brasileira, localizada em Caxias do Sul (RS), passou a fabricar cilindros hidráulicos telescópicos para a indústria de equipamentos rodoviários em 1997, dois anos após a empresa instalar-se em território nacional. A empresa prevê chegar ao cilindro número 100 mil num prazo de dois ou três anos.