O Deutsche Post (DHL), companhia especializada em remessas postais e logística, divulga o faturamento alcançado no segundo trimestre de 2012. Entre abril e junho, a companhia cresceu 7,3% frente ao mesmo período de 2011, alcançando a marca de 13,7 bilhões de euros.
De acordo com a empresa, o crescimento positivo é consequência do desempenho das divisões que continuam a se beneficiar de suas excepcionais posições no mercado das regiões de crescimento mais rápido do mundo, particularmente na Ásia.
Além disso, as encomendas da companhia geraram um crescimento no volume e no faturamento, dando uma contribuição para o forte desempenho da DHL. “As excelentes posições de nossas marcas e divisões nos mercados mundiais que estão em crescimento estão surtindo efeito. Temos uma forte base para gerar melhorias de longo prazo no faturamento e nos lucros”, comenta o CEO da DHL, Frank Appel.
Embora a companhia tenha registrado melhorias na lucratividade, o EBIT caiu 3%, chegando a 543 milhões de euros, contra 562 milhões de euros obtidos no segundo trimestre de 2011. Essa queda é consequência do impacto negativo do pagamento subsequente do VAT sobre os ganhos do segundo trimestre, totalizando 181 milhões de euros.
Com aumento de 11% em termos anuais, as divisões da DHL destacam novamente seu papel como impulsionadoras do crescimento da empresa. Ao mesmo tempo, a divisão Mail também ajudou a incrementar a lucratividade operacional, graças aos seus negócios dinâmicos de encomendas e à rígida gestão dos custos.
O pagamento subseqüente do VAT teve impacto negativo de 115 milhões de euros sobre o resultado financeiro do Grupo que, como consequência, diminuiu para menos 242 milhões de euros no segundo trimestre de 2012, frente a menos 158 milhões de euros em 2011. Esse efeito teve impacto negativo de 260 milhões de euros sobre o lucro líquido consolidado da empresa no trimestre.
Durante o período analisado, o lucro líquido consolidado caiu 77 milhões de euros, ficando em 201 milhões de euros, contra 278 milhões de euros registrados em 2011 durante o mesmo período. Como resultado disso, o ganho por ação diminuiu para 0,17 euros, que em 2011 era de 0,23 euros.