A Ceva Logistics divulga ao mercado seus resultados financeiros obtidos no primeiro trimestre deste ano. A receita aumentou 2%, chegando a 1,71 milhão de euros, contra 1,68 milhão de euros registrados no mesmo período do ano anterior. O lucro de contratos logísticos cresceu 3%, impulsionado pelo desempenho do setor automotivo, especialmente na Ásia e na América do Norte, bem como pelo forte crescimento ano a ano no setor Industrial. Em gerenciamento de fretes, as receitas caíram levemente. Já o transporte marítimo apresentou bom desempenho, após ser dado foco significativo da gestão em 2011, e o desempenho do frete aéreo refletiu um trimestre difícil enfrentado por esse mercado de forma geral.
O Ebitda de 66 milhões de euros foi 7% inferior ao registrado no primeiro trimestre de 2011 – 71 milhões de euros – em parte devido ao enfraquecimento do mercado de frete aéreo. Segundo a companhia, o foco permanente em programas de mudança estrutural e forte controle sobre os custos ajudaram a proteger as margens.
No último dia primeiro de fevereiro, juntamente com sua matriz Ceva Investments Limited (CLI), a Ceva concluiu um financiamento de conversão de débitos em fundos, eliminando mais de 500 milhões de euros da dívida da companhia e mais de 350 milhões de euros de valores mobiliários da CIL. Após o final do trimestre, em 2 de maio de 2012, a companhia refinanciou sua carta de financiamentos com vencimento em 2013 aumentando seu prazo atual de pagamento da tranche B (divisão contratual feita para separar peculiaridades) para vencimento em 2016, no valor de US$ 150 milhões, utilizando esses fundos para pagar os financiamentos de renovação automática que serão disponibilizados para emissão de cartas de crédito. Em virtude dessas transações, a companhia fortaleceu seu balanço patrimonial e reduziu os custos de juros.
De acordo com o CEO da Ceva Logistics, John Pattullo, mesmo nos mercados com dificuldades, a empresa continua a alcançar progressos. “O nosso negócio de transporte marítimo apresentou bom desempenho e continuamos a obter ganhos reais em contratos logísticos com suporte do excelente desempenho dos setores automotivo e industrial. O mercado de frete aéreo continua a ser um desafio, e o desempenho da Ceva reflete a performance de muitos de nossos concorrentes”, diz.