O Porto de Paranaguá (PR) registrou um crescimento de 37% nas exportações de granel no primeiro trimestre de 2012. Até agora foram registradas 3,4 milhões de tonaldas comercializadas ao exterior. O embarque diário realizado no corredor de exportações tem sido em média de 65 mil t.
Considerando apenas o envio de soja, foram embarcados no primeiro trimestre, 1,6 milhão de t, 117% a mais do que no mesmo período do ano passado. Já o farelo de soja apresentou alta de 43%, com 1,1 milhão de t exportadas.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, determinou que a diretoria da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) trabalhe nos projetos de expansão da capacidade estática do porto para melhor atender a safra de grãos. “Nos próximos 60 dias estaremos fechando o escopo das melhorias a serem executadas no corredor de exportação em caráter emergencial e para os próximos anos”, afirmou.
Um dos projetos de expansão prevê substituir quatro armazéns de carga geral com capacidade para 54 mil t, que estão localizados no cais do Porto de Paranaguá, por dois armazéns graneleiros com capacidade estática de 195 mil t e rendimento operacional de duas mil t por hora.