A Tracbraz, distribuidora oficial das pás-carregadeiras da fabricante chinesa SDLG na América Latina, comercializou 210 máquinas de janeiro a outubro de 2011, número que representa um crescimento de 48% na comparação com o mesmo período do ano passado. As vendas, que somaram um faturamento de R$ 40 milhões, são responsáveis pelas projeções de atingir um total de 280 máquinas comercializadas até o final do ano e elevar o faturamento para R$ 51,8 milhões – crescimento anual de 46%.
Segundo Antônio Rosa, diretor executivo da Tracbraz, o bom desempenho é resultado do aquecimento das vendas de máquinas no segundo semestre do ano, aliado aos investimentos da empresa em parcerias, tecnologia, capacitação e estrutura. No dia 24 de novembro, a Tracbraz inaugurou uma nova unidade com showroom na capital paulista, com investimentos de R$ 2 milhões. “São Paulo possui importância estratégica para os negócios da Tracbraz, com participação de destaque no volume de máquinas vendidas”, justifica Rosa. O Estado representa, atualmente, 45% dos equipamentos faturados mensalmente pela distribuidora.
No acumulado de 2010 a outubro de 2011, a Tracbraz comercializou 166 máquinas em São Paulo. Com a nova unidade, a empresa projeta vender 110 pás-carregadeiras em 2012, número que representa um crescimento de 27%. O showroom, que conta com um estoque inicial de 120 máquinas, apresenta os modelos LG 918, LG 936, LG 938, LG 959 e LG 968, que variam de 1,8 tonelada a 6 t de capacidade de carga nominal. As pás-carregadeiras são desenvolvidas sob o conceito Simple Tech – tecnologia simplificada e baixo custo de operação.
A SDLG é uma marca da fabricante chinesa Lingong que, em 2006, teve 70% de suas ações vendidas à Volvo Construction Equipment (Volvo CE). Com matriz em Serra (ES), a Tracbraz, pertencente ao Grupo Tracbel, está presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil e é responsável por cerca de 50% da distribuição das pás-carregadeiras da SDLG no território nacional, que chegam ao País pelo Porto de Vitória. O Brasil é responsável por cerca de 80% das vendas da marca chinesa na América Latina.