A América Latina Logística (ALL) anunciou os números relativos ao desempenho da companhia no segundo trimestre de 2011. O volume transportado no período aumentou 8,9% em relação a 2010, atingindo 11 bilhões de TKUs. No Brasil, principal mercado da empresa, o crescimento foi de 9,6%, sendo 13% em commodities agrícolas e 1,4% em produtos industrializados.
Nos produtos industrializados, o segmento intermodal cresceu 9,2%, com destaque para o papel, a madeira e celulose e o setor siderúrgico. Já nos fluxos de transporte ferroviário puro, houve redução de 3,9% no volume transportado, em função da desaceleração do mercado de cimento e construção.
A geração de caixa operacional consolidada da empresa no segundo trimestre cresceu 12,2% em relação a 2010, chegando a R$489,0 milhões. No mesmo período, o lucro líquido cresceu 20%, atingindo R$ 185,6 milhões. Já no consolidado do primeiro semestre, o crescimento da geração de caixa operacional consolidada foi de 7,9%, principalmente em decorrência do aumento de 6,7% no volume de TKUs (21,3 bilhões). O lucro líquido do semestre foi de R$ 186,1 milhões, uma redução de 2% sobre 2010.
A partir do segundo trimestre deste ano, a ALL passou a reportar de forma separada os resultados da Brado Logística, empresa criada para atender o segmento de contêineres utilizando o modal ferroviário. “A Brado irá prestar o nível de serviço necessário para atender ao mercado de contêiner, que é pulverizado e de varejo, e atuará como uma consolidadora de cargas para a ferrovia. A participação do mercado de contêiner na ferrovia hoje é de apenas 2%, de um mercado de mais de 2,6 milhões de contêineres na área de atuação da ALL”, conta Paulo Basílio, diretor presidente da ALL.
A geração de caixa operacional da Brado aumentou 42,4% no segundo trimestre de 2011, atingindo R$ 8,4 milhões. Além disso, a empresa já encomendou 145 novos vagões e duas locomotivas, que devem ser entregues no final de 2011 e início de 2012.