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Michelin promove teste de consumo de combustível

Empresa avaliou o desempenho de um equipamento de movimentação quando equipado com pneus radiais e convencionais
Por Redação em 26 de julho de 2011 às 13h11
A Michelin do Brasil realizou na última quinta-feira, dia 21 de julho, no Customer Center da Volvo, em Curitiba, um teste comparativo a fim de demonstrar a redução obtida no consumo de combustível ao utilizar pneus radiais em equipamentos de movimentação. O evento, realizado pela primeira vez na América do Sul, foi submetido à auditoria da Fundação Vanzolini. Ao final do dia, a redução de consumo verificada foi de 8,6%. O trabalho consistiu em equipar uma carregadeira Volvo L60F com pneus de tecnologia convencional e, depois, trocados por pneus Michelin XHA, que possui tecnologia radial. Um tanque externo foi adaptado no equipamento para que o consumo fosse visualizado em tempo real. Ao todo, foram quatro baterias de teste – duas de manhã e duas á tarde – com os convencionais sendo utilizados em duas e os radiais nas duas seções restantes. Antes da primeira bateria, com a máquina equipada com pneus radiais, o combustível foi pesado. Após uma hora, tempo em que a carregadeira simulava operações de movimentação de materiais, dos 18,935 kg de combustíveis disponíveis sobram 8,225 kg. Na segunda seção, os pneus radiais foram substituídos por aqueles que utilizam tecnologia convencional. Respeitando as mesmas diretrizes do teste anterior, dos 19,360 kg iniciais restaram 7,545 kg. À tarde, os testes foram reiniciados com a máquina utilizando os mesmo pneus convencionais. Sobraram 7,275 kg de óleo diesel de um total de 19,360 kg. Para finalizar, a carregadeira novamente foi equipada com o pneu radial da Michelin restando 7,755 kg de combustível de um total de 18,935. Para o diretor de pneus para mineração e terraplenagem da América do Sul, Gilson Santiago, foi um teste definitivo. “Fizemos questão de eliminar qualquer possibilidade e variável, mostramos que os pneus radiais economizam significativamente o consumo de combustível”, diz. O pneu utilizado no teste, o XHA foi projetado para carregadeiras destinadas a trabalhos, por exemplo, de estocagem e cargas de caminhões.
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