Operador prevê aumento de 20% em eficiência no ano de 2011 com projetos de otimização
O operador portuário Libra Terminais, principal divisão do Grupo Libra e responsável por 14% do total de contêineres embarcados e desembarcados no país, anunciou, durante entrevista coletiva realizada na Intermodal South America, a implantação de projetos de revisão e otimização de processos que devem proporcionar ganhos de eficiência em torno de 20% em 2011. Segundo o diretor-presidente da Libra Terminais, Wagner Mendes Biasoli, as iniciativas procuram estabelecer um crescimento ainda maior do que os alcançados no ano de 2010, quando o operador registrou ganho de 7% na movimentação de contêineres por hora (de 67 em 2009 para 72 no ano passado) e de 9% na movimentação de TEUs por hora (de 104 para 113). Para gerar ganhos na programação de carga e descarga dos navios, a Libra terminais pretende desenvolver em parceria com uma universidade, ainda em processo de escolha, ferramentas de planejamentos de curto e médio prazo para pesquisa, otimização e simulação. O objetivo é agregar tecnologias às atividades operacionais e possibilitar testes de alterações de processos e setup do sistema de operação do terminal. Em adição à nova parceria, a Libra anunciou ainda a criação da Gerência de Planejamentos e Controle Operacional, segmento que será responsável por estabelecer uma maior integração com os armadores para assegurar a melhoria do planejamento de cargas. Wagner Biasoli anunciou, ainda, que a Libra passará a utilizar seus guindastes RTG em regime de vai-e-vem na movimentação improdutiva das tampas dos porões dos navios. As tampas, que podem ter 14 m e pesar até 40 toneladas, são retiradas para permitir a entrada e saída dos contêineres, operação que gera muitas paralisações operacionais. Com a movimentação por meio dos RTGs, a Libra espera reduzir em pelo menos 50% o tempo gasto. “O piloto do projeto das tampas, que vai gerar um grande ganho de tempo na carga e descarga, entra em prática já no mês de maio”, disse Biasoli. O operador também está investindo R$ 2,5 milhões em softwares de controle para reduzir o tempo de atendimento aos caminhões que entregam ou retiram contêineres. “Estamos implantando sistemas de otimização do fluxo de caminhões dentro do nosso terminal”, contou o diretor-presidente. Em 2008, o tempo médio era de 134 min. Em 2010, a Libra conseguiu reduzir esse tempo para 69 min. Segundo Biasoli, o objetivo do investimento é potencializar ainda mais essa redução de tempo. “Estes projetos vão durar de seis a 12 meses. Porém, os benefícios não chegarão somente no final, mas durante todo o processo, por isso colheremos frutos já em 2011”, projetou Biasoli. “Estamos hoje bem posicionados como operadores portuários. Queremos continuar crescendo neste aspecto, principalmente nos segmentos ligados a contêineres”, completou o executivo. www.libraterminais.com.br