Em dezembro, participação de mercado chegou a 9,1%
O ano de 2010 foi muito bom para a Iveco, que conseguiu conquistar a quarta colocação no ranking das montadoras de caminhões do Brasil, com 7,8% de participação no mercado de veículos de carga acima de 2,8 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). De acordo com os números do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), foram 15.404 unidades emplacadas em 2010, número 57% superior a 2009. É o melhor resultado da montadora no país até hoje. A empresa ganhou, no ano, 0,5% de participação no mercado.
Se comparado com o ano de 2006, o volume de vendas da Iveco em 2010 é quase cinco vezes maior. O vice-presidente comercial e institucional da empresa Antonio Dadalti, conta que em janeiro de 2007 a empresa iniciou um programa de crescimento acelerado e, desde então, lançou seis famílias de produtos, ampliou sua capacidade produtiva e dobrou sua rede de concessionárias no Brasil.
Feliz com os resultados, o executivo diz que as perspectivas continuam muito boas para 2011 uma vez que somente em dezembro último, a empresa conquistou 9,1% de participação de mercado. “Temos nos mantido acima dos 9% nos últimos quatro meses e isso indica que entramos com boa velocidade em 2011”, justifica o executivo.
Parte do otimismo vem das expectativas de vendas do mais recente lançamento da empresa, o Iveco Vertis, modelo que colocou a montadora na disputa por parte do mercado de caminhões de médio porte, entre 8 e 15 toneladas de PBT – que hoje representa cerca de 20% das vendas no Brasil. Com investimentos da ordem de R$ 53 milhões, o Vertis foi desenvolvido inteiramente no Brasil com foco nos segmentos de coleta e distribuição urbana e nas aplicações de baú, carga seca e carga refrigerada. Com o lançamento, a montadora também passou a ser full liner, produzindo veículos de carga para todos os segmentos acima de 2,8 toneladas de PBT.
Para Dadalti, a faixa de entrada, entre 2,8 e 3,5 toneladas de PBT é outro mercado em grande expansão. “Esse segmento cresce em importância e volume de vendas devido à exigência de veículos comerciais mais leves para circular nos centros urbanos das grandes cidades no Brasil”, enfatiza o executivo. Ele que todas as montadoras já adotam este tipo de veículo em suas matrizes logísticas. “Este foi um mercado de 38 mil unidades em 2010, contra 24 mil no ano anterior”, detalha.
Tector: destaque em 2010
Um dos destaques de crescimento da Iveco em 2010 foi o desempenho do Iveco Tector entre os caminhões semipesados (entre 16 e 31 toneladas de PBT), segmento que representa cerca de um terço das vendas de caminhões no País. Puxada pelo Iveco Tector (que vendeu 2.160 unidades no ano), a Iveco fechou 2010 com 3.420 unidades no segmento, 84,4% mais que em 2009, o que representa 6,1% de participação entre os semipesados, o dobro dos 3,2% que detinha em 2008.
Outro destaque foi no segmento dos cavalos mecânicos para até 45 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). O Iveco Cursor, lançado no final de 2009 e que começou a ser vendido em março de 2010, elevou as vendas da empresa no segmento para 1.065 unidades, mais que o dobro (102,5%) do que tinha registrado em 2009. No segmento, o market share da empresa passou de 8,7% para 13,6%.