A movimentação de cargas no terminal chegou a seis milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 21,2% sobre mesmo período de 2009
O Porto de Santos registrou movimentação recorde no mês de janeiro. Seis milhões de toneladas de cargas passaram pelos terminais, valor 21,2% maior do que o do mesmo período de 2009. Graças a esse resultado, a Codesp projeta chegar ao final deste ano tendo operado um volume de 88 milhões de toneladas de carga.
As exportações cresceram 15% em relação a janeiro do ano passado, somando 3,8 milhões de toneladas. Os embarques originados no Porto de Santos chegaram a US$2,8 bilhões, o que representa 24,7% do total brasileiro. Os principais destinos de exportação estão Estados Unidos com 10,8%, Argentina com 6%, e Países Baixos com 5%. Entre os produtos embarcados figuram o óleo combustível, a gasolina e o açúcar.
Já as importações, que movimentaram 2,2 milhões de toneladas de carga, registraram aumento ainda maior em relação ao mesmo período no ano anterior: 33,1%. Os desembarques no Porto de Santos somaram US$ 3,1 bilhões, montante que equivale a 26,8% do total importado pelo Brasil. Os principais países de procedência dessa carga são Estados Unidos com 17%, China com 16,6% e Alemanha com 11%. Os destaques entre as cargas desembarcadas são trigo, adubo e enxofre.
O maior crescimento, no entanto, foi registrado pela movimentação de veículos. Somando-se os fluxos de importação e exportação, o Porto de Santos movimentou 29.249 unidades, resultado que supera o de janeiro do ano passado em 189,2%. As exportações respondem por 22.771 veículos e as importações por 6.478.