Empresas do Grupo Arex devem retomar já em 2010 o ritmo de crescimento de 30% ao ano, média que vem se repetindo nos últimos cinco anos
O Grupo Arex comemorou o aumento de 20% no faturamento de cada uma de suas principais empresas, a Exata Logística e a Golden Cargo. Embora o índice tenha ficado um pouco abaixo do crescimento médio anual, que vinha se mantendo na casa dos 30% nos últimos cinco anos, o patamar alcançado foi considerado ótimo devido à crise econômica que diminuiu o ritmo dos negócios no primeiro semestre de 2009.
“O maior impacto da crise foi a reacomodação deste mercado: hoje o mundo se apertou e não há mais espaço para estoques imensos ou cadeias muito longas. Mas os próximos anos deverão ser de reaquecimento dos negócios, e quem não tiver se preparado vai perder a oportunidade”, afirma Maurício Pastorello, diretor-geral da Exata, completando que o Grupo aproveitou 2009 para trocar todos os seus sistemas de TI, sem nenhuma paralisação das atividades, em um investimento total da ordem de R$ 3 milhões.
Responsável por 25% do setor de transporte de defensivos agrícolas e líder absoluta nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a Golden Cargo registrou faturamento de R$ 100 milhões no ano, tendo movimentado 180 mil toneladas de carga neste período. Para dar suporte à meta de faturar R$ 125 milhões em 2010, a empresa faz duas apostas: a primeira é a abertura de uma filial no Rio Grande do Sul, estreando o atendimento à região.
A segunda é focar, cada vez mais, na armazenagem e na operação logística, como já acontece no CD de Barueri (SP), equilibrando a participação do transporte nos negócios da empresa. “O mercado de defensivos agrícolas é muito concentrado, com cinco fabricantes responsáveis por 95% da produção nacional. Isso facilita a verticalização dos serviços que prestamos a esses clientes, porque permite a criação de postos avançados dentro do armazém, onde a carga pode ser recebida, consolidada, reembalada e, só aí, transportada”, explica Mauri Mendes, diretor-geral da Golden Cargo, completando que já no ano que vem, os serviços de logística deverão contribuir com 10% no faturamento e que a empresa totaliza 80 mil metros quadrados de área armazenável.
O faturamento da Exata chegou a R$ 80 milhões em 2009 e a operadora entregou três milhões de aparelhos celulares – negócio que corresponde a 40% de sua receita – no mesmo período. A empresa, que inaugurou cinco novas unidades este ano, pretende expandir ainda mais sua área de atuação como forma de dar suporte à expectativa de faturar R$ 100 milhões em 2010, além de firmar parceiras estratégicas para aumentar sua participação na base de clientes.
Existe ainda a Exata e-Commerce, empresa que está em gestação mas já conta com dois clientes. “Há um ano criamos esse projeto para atender a um pedido da Vivo, uma de nossas maiores operações. Desenvolvemos uma ferramenta completa de comércio eletrônico que pretendemos oferecer aos empresários do setor, ou que queiram entrar neste segmento”, conta Pastorello. Segundo o executivo, o processo se encontra em fase embrionária, mas a idéia é vender, além da solução online, também a logística de entrega dos produtos vendidos.