A multinacional acumulou receita de 1,3 bilhões de euros, o que corresponde a queda de 13% em relação ao mesmo período de 2008
O Grupo Ceva Logistics divulgou ontem seu balanço do primeiro trimestre de 2009, registrando receita de 1,3 bilhões de euros, valor que indica queda de 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o acumulado foi de 1,5 bilhões de euros. Redução ainda mais expressiva teve o índice EBITDA, que caiu dos 72 milhões de euros entre janeiro e março de 2008, para os 30 milhões de euros nos três primeiros meses desse ano, resultando em um recuo da ordem de 58,3%.
Segundo o comando da multinacional, o balanço do trimestre reflete o atual ambiente de mercado, tendo sido afetado pelas tendências negativas já indicadas no quarto trimestre de 2008. O Grupo observou, no entanto, uma pequena melhora já em março, provocada pelo aumento de produção do mercado automotivo e da necessidade das empresas de reabastecerem seus estoques à medida que os níveis de inventário diminuem. Além destes fatores, contou a favor da Ceva o volume de novos negócios: foram cerca de 144 milhões de euros no primeiro trimestre.
A operadora logística afirmou ainda que pretende manter o programa de eliminação de custos, contendo despesas operacionais e administrativas. A economia até agora foi de um milhão de euros: caiu de 19 milhões de euros nos três primeiros meses de 2008 para 18 milhões de euros neste trimestre. A expectativa do Grupo é de que, ao fim de 2009, aproximadamente 100 milhões de euros deixarão de ser gastos pela empresa.