Apesar da crise econômica mundial, multinacional alemã teve faturamento 7% maior do que em 2007
A Jungheinrich AG divulgou, na segunda semana de março, o balanço de 2008. A despeito da crise econômica que começou a afetar a Europa já a partir do meio do ano, a fabricante de empilhadeiras considera bom o resultado acumulado no exercício. “Apesar do sensível enfraquecimento do mercado no segundo semestre, nós mantivemos ritmo de crescimento. Graças à nossa forte posição como prestadores de serviços de logística, sairemos fortalecidos dessa crise”, garantiu Hans-Georg Frei, presidente do grupo. O faturamento da companhia alcançou 2.145 milhões de euros no ano passado, contra 2.001 milhões de euros em 2007, o que representa um aumento de 7%.
O índice EBIT chegou a 5,7%, frente os 7% do ano retrasado. Mesmo tendo caído treze pontos percentuais, o lucro operacional da Jungheinrich, sem os descontos de juros e impostos, foi de 121,8 milhões de euros – o segundo mais alto da história da empresa, perdendo apenas para o acumulado de 2007, que alcançou 139,5 milhões de euros.
A multinacional alemã está cautelosa e, portanto, não arriscou traçar metas para 2009. “As perspectivas para o nosso segmento neste ano tornaram-se mais nebulosas. O mercado de empilhadeiras enfraqueceu sensivelmente. Devido à incerteza das condições econômicas, não podemos fornecer uma previsão concreta para o futuro do desenvolvimento dos negócios”, justificou o executivo. “Felizmente, nós nos preparamos com antecedência para esta situação difícil, implementando projetos e medidas apropriadas. Mas não podemos nos desacoplar da tendência geral da conjuntura”, ponderou Frei.