Para a operadora, é hora de rever a logística em busca de maior competitividade e menores custos
A Exata Logística, voltada ao gerenciamento completo da cadeia de suprimentos, apresentou resultados positivos em 2008 e continua otimista para 2009. A empresa projeta um faturamento de R$ 80 milhões este ano, contra R$ 60 milhões em 2007, crescimento que, de acordo com o seu diretor-geral, Maurício Pastorello, vem atingindo entre 30% e 40% nos últimos anos. “Para se ter uma idéia, em 2003 nosso faturamento era de R$ 12 milhões. Em 2009, pretendemos fechar com crescimento de 25%, chegando a R$ 100 milhões.” A empresa faz parte do Grupo Arex, – do qual fazem parte a Golden Cargo, especializada no transporte e gerenciamento da logística de produtos especiais, e a transportadora Expresso Araçatuba.
Pastorello se diz confiante em 2009 justamente por causa da crise, que, segundo ele, fará as empresas mudarem seu modelo de negócio, buscando readequação às novas condições, o que inclui um bom planejamento e execução da logística. “Todos vão repensar e tentar otimizar ainda mais os processos, sempre de olho nos custos, uma condição que nunca muda. E terceirizar significa transformar custos fixos em variáveis”, resumiu.
Segundo ele, a Exata vem evoluindo dentro de três estratégias principais: crescer dentro do cliente, que sempre tem espaço para agregar mais operações ao leque já terceirizado; conquistar novos clientes; e aumentar a abrangência regional, pela abertura de novas filiais e aquisições. Ele afirmou que o crescimento orgânico, dentro dos próprios clientes, tem representado a maior fatia, pois aumenta a procura por um único provedor para toda a logística. “Calculo que 40% de nossos clientes e 90% do faturamento sejam de operações que, se não envolvem toda a cadeia, abrangem várias operações.”
A empresa pretende continuar sua expansão territorial em 2009, com a reformulação e mudança das filiais em Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande, que vêm juntar-se às de São Luiz e Brasília, feitas em 2008. Os investimentos previstos são de R$ 5 milhões, principalmente em tecnologia e nos centros de distribuição.
Pastorello adiantou que a Exata está olhando “bem de perto” as oportunidades de aquisições. “Acreditamos que agora seja o momento ideal para isto, pois há oportunidades no mercado e nós temos endividamento zero, podendo, portanto, fazer os investimentos com capital próprio ou com a participação de algum fundo de investimentos. Hoje, os critérios para financiamentos estão muito mais rígidos e o levantamento de capital é mais pesado, pois o crédito está curto e caro. A farra acabou. Voltamos à situação de cinco anos atrás”, acredita o diretor, frisando que a Exata não faz parte do processo de abertura de capital do Expresso Araçatuba por estratégia do Grupo, que acredita que a empresa ainda não é atrativa para investidores.
Além da ampliação das estruturas já existentes, a Exata está inaugurando, no mês de janeiro, seu décimo quinto centro de distribuição, em Contagem (MG), por enquanto para atender exclusivamente às operações da empresa de telefonia Vivo no estado. A logística envolve a entrega de aparelhos a todos os canais de distribuição da Vivo, além das operações internas no CD, envolvendo a armazenagem de aparelhos, materiais de rede e de marketing, habilitação, programação e customização de aparelhos, logística reversa, agendamento e faturamento.
Por hora, a área total de seis mil metros quadrados será ocupada pela metade com as operações da Vivo, mas a expectativa da empresa, segundo Pastorello, é iniciar a operação com novos clientes a partir de março e operar na capacidade máxima ainda no primeiro semestre de 2009. “Acreditamos muito no potencial logístico de Minas Gerais, por isso nos instalamos num espaço com capacidade para crescer”, afirmou o diretor.
A Exata conta hoje com cerca de 400 funcionários, que passarão a 500 com as operações de Contagem.