Lucro líquido no período totalizou R$ 18,5 milhões, enquanto volume movimentado cresceu 15,7%
A Log-In Logística Intermodal encerrou o terceiro trimestre de 2008 com EBITDA ajustado de R$ 30,6 milhões, 54,5% maior em relação ao mesmo período do ano passado. A receita operacional bruta da empresa somou R$ 143,6 milhões, uma alta de 40,6%. No mesmo período, o lucro líquido totalizou R$ 18,5 milhões, R$ 0,21 por ação. Nos primeiros nove meses de 2008, esse resultado foi de R$ 57,2 milhões, um crescimento de 230% sobre o mesmo período do ano anterior.
O volume total movimentado pela Log-In apresentou crescimento de 15,7%. Somente o serviço de navegação costeira transportou mais que o dobro do montante registrado no mesmo período do ano passado, saltando de 19.266 TEUs para 40.386 TEUs. Na cabotagem houve um incremento de 90%, e o serviço feeder – distribuição de cargas estrangeiras pelos portos nacionais – teve incremento de mais de 500%, elevando de 1.898 TEUs para 13.036 TEUs.
Do total da receita de R$ 143,6 milhões obtida no terceiro trimestre, o serviço de Navegação Costeira respondeu por R$ 68,3 milhões. O serviço Trem Expresso obteve no período uma receita de R$ 24,4 milhões, 33,3% superior ao mesmo período de 2007. As operações ferroviárias movimentaram 13.213 TEUs, frente a 11.535 TEUs no ano passado, um crescimento de 14,5%. O volume realizado em TKU foi de 312,4 milhões, um acréscimo de 20,9%. O crescimento maior em TKU foi constatado na utilização da rota São Paulo - Bahia, com maior distância média que as demais rotas.
O Terminal de Vila Velha (TVV) gerou receita bruta de R$ 40,1 milhões, uma alta de 6,1%. Os serviços de armazenagem de cargas somaram R$ 11,5 milhões, resultado 43,8% maior do que a verificado no mesmo período de 2007. O aumento está relacionado ao maior volume de cargas de importação movimentado no TVV este ano. No terceiro trimestre houve crescimento de 15% na movimentação de contêineres de importação em relação ao ano passado. A produtividade média de contêineres foi de 40,6 movimentos/hora e o tempo médio de espera para atracação, de responsabilidade do TVV, foi de apenas seis minutos.
Segundo o diretor-presidente da Log-In, Mauro Dias, a empresa tem trabalhado para integrar os serviços e melhorar a performance operacional. “Os resultados obtidos até agora confirmam a sustentabilidade de nosso modelo de negócio e o acerto de nossa estratégia, o que nos deixa confiantes quanto aos objetivos traçados pela empresa para os próximos anos”, afirma.
Investimentos
O total de investimentos previstos para 2008 soma R$ 288 milhões. No terceiro trimestre, foram investidos R$ 23,3 milhões, dos quais R$ 8 milhões foram aplicados nas obras de expansão do TVV, R$ 6 milhões na construção dos novos navios porta-contêiner e R$ 600 mil na expansão do Terminal de Camaçari (Tercam), na Bahia. Na reestruturação das operações de ponta rodoviária foram investidos R$ 400 mil.
Entre janeiro e setembro de 2008 houve a aplicação de R$ 57,3 milhões na construção dos navios porta-contêiner, R$ 21,1 milhões na expansão da capacidade do TVV, R$ 1,7 milhão na ampliação do Tercam e R$ 6,9 milhões para operação primária da ponta rodoviária nos serviços de Trem Expresso e Navegação Costeira.
O Fundo da Marinha Mercante (FMM) aprovou prioridade à Log-In Logística Intermodal para o financiamento de até 90% do valor da construção de dois navios graneleiros, que terão capacidade total para 80 mil toneladas cada. O valor total disponibilizado pelo FMM para este projeto é de US$ 167,9 milhões. Os navios serão construídos em estaleiro nacional, ainda a ser definido.
As duas embarcações farão serviço dedicado para a Alunorte – Alumina do Norte do Brasil S.A. – no transporte de cabotagem de minério de bauxita a granel, produzido pela Mineração Rio do Norte (MRN). As viagens serão consecutivas entre o Porto Trombetas e o Porto de Vila do Conde, ambos no estado do Pará.
Considerado o maior negócio na história da cabotagem no Brasil pela empresa, o contrato de US$ 1 bilhão prevê a movimentação de cerca de seis milhões de toneladas de minério de bauxita por ano, na modalidade take or pay (garantia de volume mínimo pela Alunorte), por um período de 20 anos, podendo ser estendido por mais cinco. O início das operações está previsto para janeiro de 2010.