Minério, areia, cimento a granel, ferro gusa e açúcar são os destaques entre os produtos mais movimentados
A MRS Logística, concessionária da malha ferroviária sudeste, ultrapassou, no mês de agosto último, a barreira das 13 milhões de toneladas transportadas em apenas um mês. O resultado inédito é muito superior ao recorde anterior, atingido em maio deste ano, quando foram transportadas 12.241 milhões de toneladas. Como curiosidade, no início do oitavo mês de 2008 (dia 6) também foi registrado o maior volume de produção diária da ferrovia, quando os trens transportaram mais de meio milhão de toneladas.
Segundo o presidente da MRS, Julio de Fontana Neto, os resultados obtidos são fruto dos investimentos e da expansão da capacidade e da produtividade do transporte da empresa em todos os segmentos onde atua. “Mercados como o de minérios, gusa, cimento e do transporte de contêineres, entre outros têm apresentado demandas suficientes para projetar um crescimento ainda mais sólido para os próximos anos”, diz o executivo, sem antecipar as projeções.
Ranking de produtos
Muitos produtos tiveram impacto positivo na conquista da boa performance da concessionária. Dentre os serviços realizados, o destaque coube à exportação de minério de ferro para a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), cujo montante movimentado atingiu 1,9 milhão de toneladas no mês. “Temos crescido progressivamente neste atendimento. Mas, podemos galgar números melhores com ajustes, principalmente na operação de descarga no Porto de Itaguaí”, comenta Daniel Rockenbach, gerente Corporativo de Negócios Agrícolas e Siderúrgicos da MRS.
O transporte de bauxita, minério de grande demanda, a empresa também apresentou um resultado acima das expectativas, com a marca inédita de 150,1toneladas movimentadas em agosto. O volume vem crescendo desde a expansão da fábrica da CBA, em Alumínio(SP) – sem contar o início do fluxo de abastecimento a partir da mina de Miraí (MG). “O cliente também investiu em novos vagões e a projeção é a de que, nos próximos meses, o crescimento seja ainda maior”, explica o gerente Corporativo de Negócios de Carga Geral da MRS, Fernando Poça.
Dados da empresa confirmam que o aquecimento do mercado de construção civil no Brasil também tem contribuído para atingir aumento de fluxo no transporte de areia para os clientes Pedrasil e AB Areias. Ao todo, foram movimentadas 132,6 toneladas em agosto a partir de Caçapava e Roseira, cidades do interior paulista, com destino à capital São Paulo.
A exportação de gusa através do Porto do Rio de Janeiro também contribuiu para com números inéditos para a empresa: 142,8 toneladas foram transportadas, um volume que indica um crescimento progressivo na malha da MRS, hoje considerado o principal corredor de exportação do produto produzido no sudeste brasileiro.
Outro insumo que movimentou os trens da ferrovia no mês de agosto foi o açúcar, cujo volume atingiu 27.082 toneladas em agosto, um crescimento de 266% em relação ao mesmo mês de 2007. No acumulado do ano de 2008 – de janeiro a agosto –, já foram transportadas 115,3 toneladas, um crescimento 150% maior frente ao mesmo período de 2007.