Meta da companhia é obter US$ 45 milhões de faturamento até 2010
A Tito Global Trade Services, provedora de serviços em logística internacional e em comércio exterior, anuncia as estratégias de crescimento para os próximos três anos. De acordo com o CEO, Hermeto Bermúdez, a companhia já fechou os planos futuros para a empresa.
O executivo divulga a meta e as iniciativas. “Queremos dobrar o tamanho da Tito até 2010. Isso implica em um compromisso na diferenciação do mercado, na busca de novos clientes e na integração de todos os recursos necessários. A expectativa é faturar em torno de US$ 45 milhões até o final deste exercício”, diz.
Para isso, a empresa iniciou em 2007 um plano de investimentos que engloba US$ 1,5 milhão, direcionados às áreas de TI, abertura de novas unidades e em melhorias de processos (PMO, Kaizen e Certificações ISO). Segundo Bermúdez, a empresa estuda a abertura de novos escritórios no mercado internacional, em regiões como Argentina e México.
A unidade da Tito no México atende, atualmente, clientes que demandam serviços de logística porta-a-porta com mercados como Brasil, Argentina, Estados Unidos, Itália e Ásia. A filial realiza, também, operação logística interna de distribuição, operando como um entreposto aduaneiro.
Já nas movimentações de grandes volumes, a Tito informa que realiza uma avaliação periódica com plano de melhorias e apresentação de KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho), que além de apresentar tendências do negócio, auxiliam na avaliação do nível de serviço prestado.
Segundo o CEO, a partir do México, além dos negócios já desenvolvidos nas Américas, a Tito tem buscado estender as operações a outros países da Europa e Ásia, possibilitando a conquista de novos negócios e em outros mercados.
Com relação à Argentina, o executivo afirma que a empresa pretende aproveitar as fases iniciais do Mercosul, trabalhando com mais ênfase, por exemplo, junto ao segmento automotivo. Apenas no ano passado, a Tito realizou 12 mil embarques nas unidades internacionais.
Bermúdez afirma que a organização quer ser atuante não só nos fluxos de comércio da zona da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), mas também na consolidação dos serviços na América do Norte, a partir das unidades do México e Estados Unidos. “Nossa ação comercial tem enfatizado as áreas de químicos, fármacos e de embalagens”, afirma.
Em 2007, a Tito realizou 100 mil operações, sendo que 55% no fluxo de exportação e 45% na importação. As movimentações resultaram num faturamento de US$ 22,8 milhões, um crescimento de 26,5% frente a 2006. Para 2008, a empresa tem projeta crescer 27%.
Estruturas
No Brasil, a Tito possui escritórios em São Caetano do Sul (SP), Santos (SP), Suzano (SP), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Porto Alegre, Uruguaiana (RS), São Borja (RS), Novo Hamburgo (RS), Rio Grande (RS) e Salvador. Na Argentina, tem unidades em Buenos Aires, Zarate e Paso de Los Libres, enquanto no México na Cidade do México.
Para a carga aérea dos Estados Unidos, a empresa conta com um hub em Miami, que coordena as operações de todas regiões do país para América Latina. Já no marítimo, a companhia utiliza os portos de Miami, Los Angeles, Norfolk, Nova Iorque e Houston.