Do volume total negociado, o Finame continua em franco crescimento, com 59% do total de negócios da carteira
No lastro das boas vendas do mercado de veículos comerciais, os bancos das montadoras estão registrando significativo incremento nas vendas de seus produtos financeiros. Um bom exemplo é o do Banco Mercedes-Benz que fechou o primeiro semestre de 2008 com uma carteira de R$ 4 bilhões, representando um aumento de 29% em relação ao resultado obtido no mesmo período do ano passado, cuja soma atingiu R$ 3,1 bilhões.
Segundo José Francisco Ribeiro, diretor Comercial e de Marketing do Banco Mercedes-Benz, o desempenho registrado nos primeiros seis meses deste ano é resultado do excelente momento vivido pelo mercado de veículos comerciais aliado às atrativas condições de financiamento oferecidas pela instituição. “Essa demanda por veículos de transporte é proveniente do aquecimento de diversos setores da economia como construção civil, mineração e agricultura. Com a economia estável, as empresas têm buscado renovar e ampliar as suas frotas. Nosso foco principal é dar suporte financeiro aos clientes e, principalmente, às vendas da fábrica”, explica.
Do portfólio total da instituição, o Finame representa 59%, o Leasing é responsável por 36% e o CDC, por 5%. O prazo médio dos financiamentos está fixado em 47 meses. Somente em novos negócios, o banco registrou um crescimento de 26%. De janeiro a junho deste ano, foram financiados R$ 1,15 bilhão em novos negócios diante dos R$ 915,9 milhões liberados no primeiro semestre de 2007.
Entre os produtos, o Finame foi o que apresentou maior crescimento no período, com um montante de R$ 749,2 milhões negociados – equivalente a 65% de toda a carteira – , representando um acréscimo de 53% em relação aos R$ 490,6 milhões consolidados no mesmo período do ano passado. “As mudanças realizadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tornaram o Finame ainda mais atrativo. Com isso, esse produto vem sendo a principal opção de financiamento para a aquisição de veículos comerciais em comparação a outras modalidades”, comenta Ribeiro.
Outro produto que registrou alta no período de janeiro a junho de 2008 foi o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), com um volume de R$ 57,7 milhões financiados, 11% mais do que no ano passado que totalizou R$ 51,9 milhões negociados no 1º semestre de 2007. De toda a carteira, essa modalidade corresponde a 5% dos financiamentos desse ano.
Já o Leasing decresceu em 9% no período, passando de R$ 373,4 milhões liberados de janeiro a junho de 2007 para R$ 340,4 milhões no mesmo período de 2008. O Leasing representou 30% do total financiado na primeira metade deste ano.
A previsão do Naco Mercedes-Benz é atingir uma carteira de R$ 4,2 bilhões, cerca de 17% maior do que em 2007, com um volume de novos negócios estimado em R$ 2,4 bilhões, 10% em relação ao ano passado.
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