Montadora suplanta seus próprios recordes de vendas mês a mês
A marca italiana de caminhões Iveco teve o melhor desempenho semestral desde sua instalação no Brasil. Ao todo, foram comercializadas de janeiro a junho deste ano 4.736 unidades, volume que estabeleceu um crescimento de 131% em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse resultado, a Iveco passou a ocupar a quinta posição do ranking global dos fabricantes de caminhões, com 7,8% do market share.
Somente em junho último, o crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado foi de 100,8%, com 1.028 unidades vendidas, montante que colocou a Iveco na quarta posição no período. Neste mês a participação de mercado da marca saltou de 5,9% em junho de 2007 para 9% em junho de 2008.
A principal razão deste desempenho tem origem tanto no segmento de pesados, como no de semileves, onde a fabricante obteve a segunda posição nas vendas com 209 unidades comercializadas, consolidando uma alta de 14,8% perante junho de 2007. Na faixa de semileves, enquanto o crescimento do mercado foi de 17,6%, a Iveco mais do que dobrou suas vendas, registrando 106% de aumento. Ao todo foram comercializadas 1.176 unidades no primeiro semestre deste ano, contra 571 em igual período do ano passado. Com isso, a Iveco detém participação de 25,4% neste segmento no acumulado.
No segmento de pesados, a Iveco comercializou 2.664 unidades do caminhão Stralis no primeiro semestre, contra 1.062 unidades no mesmo período do ano passado, um incremento de 151,8% – três vezes mais do que o crescimento do mercado geral que registrou 51,3%. No segmento de pesados, a participação atual da fabricante é de 12,5%. Alcides Cavalcanti, diretor comercial da montadora no Brasil, comenta: “A aceitação e reconhecimento da marca são crescentes e acentuam-se mês a mês, graças aos investimentos contínuos no país, com resultados efetivos sobre a produção, ampliação da rede de concessionárias e lançamento de produtos com tecnologia de ponta”, comemora.