Terminal paranaense operou 590.174 TEUs em 2007, crescimento de 21% frente a 2006
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) fechou o ano de 2007 com um total de 590.174 TEUs movimentados, representando um aumento de 21% em relação aos 488 mil TEUs de 2006. Segundo dados divulgados pelo TCP, o índice está acima da média registrada nos terminais de contêineres dos portos brasileiros, que atingiu 7,7% no ano passado. Ao todo, o terminal paranaense computou 23 movimentos/hora por equipe.
Uma série de melhorias na infra-estrutura logística, colocadas em prática ao longo do ano, e a aquisição de novos equipamentos contribuíram para os números positivos. A construção de uma subestação elétrica com capacidade para mais de 600 tomadas, além das 1.500 já existentes, por exemplo, reforçaram a posição do TCP como um dos principais movimentadores de contêineres reefers. Em 2007, a modalidade registrou, em Paranaguá, crescimento 50% superior ao ano anterior.
Para 2008, as ações estão definidas. Entre elas destaca-se a conclusão das obras de consolidação e pavimentação de mais 90 mil metros quadrados do pátio para armazenagem de contêineres que totalizará 350 mil metros quadrados. Com a entrada em operação dos novos equipamentos e o término das obras, serão completados investimentos acima de R$ 345 milhões desde sua criação em 1998.
Segundo o diretor-superintendente do TCP, Juarez Moraes e Silva, além de ganhos em eficiência e produtividade, o exportador que movimenta contêineres por Paranaguá foi beneficiado pela adoção de algumas medidas estruturais implementadas, como a introdução das janelas públicas de atracação, que reduziu pela metade o tempo de espera.
O diretor destaca outras medidas, como a autorização concedida pela Autoridade Portuária para o aumento do calado do berço 216 e a elaboração e aprovação do projeto de dragagem para o Sistema Portuário do Paraná, que voltará a ter 12 metros de profundidade, sem restrição de operação. “Tudo isso é muito importante para fazer de Paranaguá um produto logístico ainda mais atraente e competitivo entre os portos brasileiros”, diz.
Alguns diferenciais são ressaltados por Silva. Entre eles, a operação de um ramal ferroviário no TCP em parceria com a América Latina Logística (ALL), que possibilita a conexão com o modal rodoviário para o transporte de contêineres.
Outras vantagens do TCP lembradas pelo executivo são a armazenagem oferecida gratuitamente durante 14 dias para exportação e dez dias para importação, além do recebimento diário de contêineres de exportação diretamente no pátio, sem a necessidade de espera em terminais de retaguarda até a chegada do navio em que serão embarcados.