A confusão instaurada no mercado de ERPs por conta dos processos de aquisições teve como uma das principais beneficiadas a Datasul. A companhia faturou R$ 245 milhões em 2003, o que corresponde a um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. O resultado superou as expectativas, uma vez que no final de 2002 a companhia apontava como meta um crescimento de 20%. Os principais destaques no ano foram as vendas das soluções de Business Intelligence e CRM, que alcançaram um crescimento na receita líquida de 258% e 67%, respectivamente. As soluções fazem parte da área de novos produtos, que obteve um crescimento de 94%. "Um dos fatores que contribuíram para nosso excelente resultado foi o reaquecimento do mercado no último trimestre de 2003. Além disso, temos uma base instalada de cerca de 1.700 clientes que estão continuamente ampliando a utilização dos nossos produtos.", diz Jorge Steffens, CEO da Datasul. Para continuar a trajetória de sucesso, a Datasul direcionará seus esforços para uma estratégia de super segmentação denominada clusterização. A companhia oferece soluções segmentadas, aliando o profundo conhecimento dos processos do mercado e da legislação brasileira a soluções focadas. Outro ponto importante em 2003 foi o início das operações no México com a abertura de duas franquias de distribuição, ambas iniciando atividades no segundo semestre. A empresa já conta com 10 clientes no país. Na Argentina, a companhia pretende inaugurar mais uma unidade com foco em Recursos Humanos (RH) no início deste ano.
No período, a companhia conquistou 95 novos clientes, agregando à sua carteira nomes como Fujitsu, Blue Tree Towers, Dori, Biscoitos Parati, Seculus Relógio e Unimed Campinas e Porto Alegre. Em 2004 a empresa esperar crescer mais 15%.
Os primeiros lançamentos são dirigidos a Agroindústria, Transporte, Comércio (varejo e atacado) e Saúde. "Estamos focando nossos esforços para oferecer soluções de alto valor agregado para atingir segmentos de mercado ainda pouco explorados. As novas soluções deverão representar cerca de 30% das vendas para novos clientes", explica Steffens.
A Datasul Argentina cresceu 25% em 2003 e possui uma carteira 20 clientes. A perspectiva para 2004 é ampliar o faturamento em 100%. Além disso, a Datasul possui distribuidores nos EUA e no Canadá e clientes no Chile, Paraguai e Uruguai. Em 2004, a companhia manterá a atuação nesses países, mas com foco em manter o crescimento nos mercados argentino e mexicano.