CD de Manaus ganhou agilidade com adoção de tecnologia. Empresa aposta no aumento de sua utilização
A Sony DADC, divisão fabricante de mídias óticas e pré-gravadas, anuncia os resultados dos investimentos realizados em seu centro de distribuição de Manaus. Ao todo, US$ 3 milhões foram destinados à adoção de uma base de automação para picking e pack, por meio do sistema boss/knapp – plataforma de softwares e equipamentos de automação para logística.
O diretor-geral da empresa, Jorge Magalhães, informa que hoje, no período de pico, são distribuídos por dia 150 mil produtos, entre CDs e DVDs, utilizando a mão-de-obra de 16 pessoas. “Antes, para efetuar a mesma operação, utilizávamos 80 pessoas”, resume. Vale lembrar que a média de produtos entregues diariamente pela companhia é de 50 mil unidades. Ao todo, o sistema de picking está projetado para 2.9 milhões de unidades por mês com emissão de 30 mil faturas.
Após um ano em operação com a nova tecnologia, o executivo divulga as novas ações. “Estamos focando na modernização deste sistema, pois são softwares que vêm sendo modernizados constantemente”, diz. Duas iniciativas já estão em prática. A empresa investiu na melhora da identificação de códigos e na duplicação da checagem dos produtos, o que aumentou a velocidade de leitura e liberação dos produtos.
Estrutura
O CD da Sony DADC está instalado numa área total de 5.500 metros quadrados, sendo cinco mil metros quadrados destinados à armazenagem. Atualmente, opera com 21 pessoas e tem capacidade para armazenar seis milhões de unidades. “Hoje, contudo, utilizamos 50% de sua capacidade, ocupados por produtos de 20 clientes”, explica.
Magalhães aposta no crescimento da utilização do CD devido aos benefícios concedidos às empresas que utilizam a capital do Amazonas para distribuir seus produtos. “Aqui, temos crédito de 84% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Nós repassamos cerca de 70% desse total ao cliente, para que haja garantia de rentabilidade dos produtos distribuídos por Manaus”, garante.