Solução desenvolvida pela Artok triplicou altura de empilhamento dos componentes e reduziu em 30% tempo de carga e descarga
Fabricante de peças plásticas para equipamentos eletrônicos da Zona Franca de Manaus, a Vulcaplast conseguiu reduzir a zero as perdas no transporte de componentes plásticos para televisores e computadores com a substituição de embalagens de papelão por contêineres aramados revestidos – as perdas de componentes por avarias durante o transporte eram estimadas em 10%.
“Por causa do clima quente da região, as caixas empenavam”, explica Ricardo Rossete, diretor-presidente da Vulcaplast. “Além disso, devido à fragilidade dos recipientes, a armazenagem ficava comprometida, pois o empilhamento máximo não suportava pouco mais de dois metros de altura. Com o peso excessivo, as caixas perdiam a consistência e as peças eram danificadas”, exemplifica ele.
A empresa recorreu à Artok, especializada em soluções de armazenagem e transporte, para o desenvolvimento de um contêiner com revestimento de plástico corrugado e estabeleceu medidas específicas para atender às características de armazenagem e transporte. O projeto consumiu cerca de dois meses entre a aprovação, testes e sua viabilização.