Empresa focará atendimento ao varejo B2B em 2007
Empresa do segmento de logística especializada na entrega de produtos comercializados via marketing direto e internet, a Total Express alcançou em 2006 um incremento de 72% em seu faturamento em relação a 2005. A empresa realizou, no ano passado, três milhões de entregas e o e-commerce representou 78% da sua receita; em 2005, esta modalidade de transação chegou a 60%.
No período de Natal, a Total elevou em 50% as suas operações em comparação com o mesmo período de 2005. “A empresa chegou a 25 mil entregas ao dia. A média diária é de 15 mil, sendo que, desse total, a maior parte é de fracionados, entregues em domicílio”, afirma Sérgio Brito, gerente Comercial da empresa. Para atender à demanda do período, a empresa elevou em 30% o quadro de pessoal e de veículos, chegando a 380 furgões de médio porte.
Este aumento no volume de entregas foi provocado pela conquista de novos clientes em 2006, como o Best Shop TV (canal de vendas da Rede Gazeta de Televisão), os sites de vendas online Goorila e Compra Fácil, e as divisões de internet das Pernambucanas e da Casa & Vídeo, além do crescimento de serviços nas Regiões Centro-Oeste e Nordeste.
“Foi uma questão estratégica entrar nestas duas regiões, que anteriormente eram pouco representativas, mas agora apresentam uma penetração maior da internet”, afirma Marcos Monteiro, diretor da Total Express. “E também entramos nestes estados para sair do tradicional eixo São Paulo-Rio de Janeiro – sem abandonar os clientes, no entanto –, mas sim com uma estratégia de investir em áreas nas quais a concorrência é menor”.
Novos negócios
Para 2007, além do aprimoramento no atendimento à sua base instalada, a empresa vai buscar a expansão de sua carteira atendendo às empresas que necessitem de operações B2B. “Nossa estrutura, que já funciona muito bem para o e-commerce, é totalmente adequada ao segmento de varejo em geral que envolva entrega fracionada”, explica Monteiro. “Fazemos operações de entrega last mile, que entendemos ser a logística de entrega mais difícil, porque ela é extremamente pulverizada, com valor agregado baixo. Entendemos que podemos fazer também a operação anterior, com o abastecimento do varejo”.
Segundo Monteiro, a Total Express irá atacar os segmentos em que a ponta de venda tenha capilaridade e a entrega seja feita em uma grande quantidade de pontos. Um exemplo seria a distribuição de material fotográfico, que necessita ser entregue em pequenas quantidades para muitas lojas: “Quanto mais consolidada e pesada for a mercadoria, menos aderência ela tem ao nosso negócio; quanto mais fracionada e pulverizada, maior a identificação”, completa ele.
Para viabilizar essa estratégia, a empresa investirá no aumento da frota e na ampliação do número de filiais, incluindo novas bases em cidades da Região Sul e Sudeste – oito unidades em uma primeira fase ainda no primeiro semestre de 2007 e outras posteriormente, em estudo ainda em elaboração, além da instalação de uma base própria em Salvador.
Para driblar as dificuldades nas transferências para distâncias mais longas devido à instabilidade do tráfego aéreo, as rotas rodoviárias estão sendo ampliadas. “As encomendas de São Paulo para Porto Alegre que iam de avião, por exemplo, estão sendo transportadas de caminhão, pois a demora no embarque de mercadorias nos aeroportos está muito grande. Para Porto Alegre, temos escala para realizar o transporte com caminhão dedicado”, explica Monteiro.
“Nossa empresa opera overnight: a coleta é feita durante o dia, a transferência à noite e a entrega geralmente é realizada no dia seguinte, afirma o diretor. “Historicamente, nosso deslocamento rodoviário era feito até uma distância de 500 km, que era exatamente o overnight, e agora esticamos esta distância para garantirmos os prazos determinados. Preferimos utilizar o caminhão e garantir a entrega”.