Em apenas um ano, segmento já representa 15% das exportações totais da companhia
A Sab Company, empresa de comércio internacional, investe desde o ano passado na exportação de rochas ornamentais. O conceito adotado pela companhia para a comercialização deste tipo de item é o one stop shop. Com ele, os clientes encontram em num único fornecedor uma variedade dos principais granitos brasileiros. Hoje, o portfólio da empresa é composto por 80 tipos de pedras fornecidos, em sua maioria, por produtores de pequeno e médio portes.
Para o transporte destes produtos, a Sab oferece a possibilidade de misturar cores em apenas um contêiner. De acordo com o diretor de operações, Celso Nunes, a curva ABC do segmento é composta por produtos regulares (maior giro e menor margem) e exóticos (menor giro e maior margem). “Os regulares saem em maior quantidade, enquanto os exóticos vendem em menos escala e demandam um tempo maior para a conclusão de negócios. Por isso, a possibilidade de mixar um contêiner com várias cores permite ao cliente final comprar materiais de alto e baixo giros”, explica. Além disso, completa Nunes, possibilita a aquisição de diferentes produtos de apenas um fornecedor. As rochas, provenientes dos estados da Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Minas Gerais e Ceará, são embarcadas em contêineres de 20 pés, tipo dry ou open top. Há, ainda, outras modalidades de embarque além do free on board (FOB), como C+1, C+F, DDP e DDU.
O manuseio das peças exige cuidado a fim de evitar quebras. A Sab utiliza embalagens especiais, adequadas para os transportes terrestre e marítimo. Já a armazenagem deve ser em local seco, preferencialmente fechado. Para atender a estes requisitos, a empresa investiu, por meio da Sab Company Logística Integrada, R$ 10 milhões na construção de um centro de distribuição em Serra (ES), na região metropolitana de Vitória, que se soma às outras duas unidades que a empresa possui na Grande São Paulo, os CDs de Barueri I e II.
As obras do CD de Vitória I foram finalizadas em junho de 2006. Do total investido, cerca de R$ 1,1 milhão foi aplicado na aquisição de equipamentos de movimentação, computadores e sistemas de controle informatizados. O CD conta ainda com sistema de vigilância, rotinas monitoradas, procedimentos e rondas, aumentando a segurança das operações dos clientes.
Os Estados Unidos são o mercado que mais consome rochas ornamentais provenientes do Brasil. Somente este país, importou, em 2005, US$ 3,34 bilhões. Na Sab, a comercialização de produtos do segmento representou 15% das exportações em 2006. A expectativa para 2007 é crescer e consolidar a companhia no setor por meio de ações como a participação em feiras internacionais, programas de viagens internacionais de vendas e anúncios nas principais mídias.