Aumentar a participação na carga aérea, ampliar a frota e inaugurar mais uma unidade em Manaus são os destaques
A Ramos Transportes, que fechou 2006 com faturamento de R$ 280 milhões, prevê para 2007 um crescimento de 13% frente ao ano anterior. Para obter este índice, alguns investimentos já estão definidos. Segundo o vice-presidente a empresa, Jacinto Júnior, para este início de ano serão destinados R$ 7 milhões para a renovação da frota, que atualmente conta com 1,2 mil caminhões, entre próprios e agregados.
O executivo calcula que 70% deste valor serão investidos para aquisição de semi-reboques, carretas e veículos de médio e pequenos portes utilizados na distribuição dos produtos. Os 30% restantes serão aplicados na compra de cavalos mecânicos, utilizados para a operação de transferência dos itens.
O primeiro semestre marca, ainda, a abertura de um novo centro de distribuição na região Norte. Localizado em Manaus, com previsão para iniciar as operações em abril, o empreendimento terá 6.625 m2 e atenderá à demanda do crescente setor de eletroeletrônicos. “Para este ano, estamos prevendo um crescimento de 40% nas operações com este setor em Manaus”, calcula o executivo.
Ainda para 2007, ele divulga que a companhia tem como objetivo intensificar o modal de carga aérea, modernizando as instalações, reformulando o departamento comercial e promovendo ações de marketing. “Em 2006, a carga aérea representou 3% do total movimentado e, para este ano, a expectativa é de que esse percentual suba para 5%”, calcula. Para Júnior, o trabalho em conjunto efetuado entre os modais rodoviário e aéreo será o grande diferencial da Ramos e fará com que a companhia obtenha este índice.
Retrospectiva
O vice-presidente relembra as iniciativas que marcaram 2006. Entre as ações de destaques, ele ressalta o fortalecimento das operações da empresa na região Nordeste, devido à inauguração dos terminais de Itabuna (BA) e Caruaru (PE), além da ampliação da unidade de Petrolina (PE). A reforma da unidade em Maringá (PR) também é citada. Na opinião de Júnior, a ampliação de uma unidade mais do que simplesmente aumentar o espaço disponível, melhora a operação. “Podemos verticalizar as cargas e agilizar as tarefas nas operações de cross-docking”, exemplifica.
Entre os segmentos que mais se destacaram para o aumento das demandas de transportes de cargas em 2006 estão o de eletroeletrônicos, farmacêutico e o de e-commerce. “Em média, verificamos um aumento de 20%, se comparado a 2005, na movimentação de itens desses segmentos”, calcula.