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Leroy Merlin inaugura CD em São Bernardo do Campo

Por Redação em 23 de junho de 2006 às 12h10 (atualizado em 28/04/2011 às 10h48)

Novo centro promete reduzir custos e ganhar eficiência no transporte e armazenagem de mercadorias


O novo centro de distribuição da francesa Leroy Merlin, em São Bernardo do Campo (SP), tem como estratégia dar suporte à nova etapa de expansão da rede varejista – atualmente são 12 lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Brasília –, tornando mais ágeis os processos de recebimento, armazenagem, separação de pedidos e entrega das mercadorias nos pontos de venda. Especializada em construção, acabamento, decoração, bricolagem e jardinagem, a empresa comercializa mais de 70 mil itens divididos em 14 setores, como ferramentas, cerâmicas, encanamentos e ferragens.

As operações no novo CD tiveram início no mês de maio. A unidade, que funciona 24 horas por dia, tem uma área total construída de 36 mil metros quadrados e está instalada num terreno de 90 mil metros quadrados, de onde saem diariamente cerca de 40 caminhões para todas as lojas. Instalada no Brasil desde 1998, a Leroy adotou o modelo de estoques descentralizados nas lojas até 2000, quando iniciou as operações em um CD na cidade de Paulínia, no interior do Estado de São Paulo, no qual permaneceu até o início deste ano.

O prédio em que está localizado o CD é agora locado pela própria rede varejista e, para esta nova fase, foram contratados os serviços da ID Logistics, operador logístico de classe mundial. A terceirização dos serviços de logística está avançando no varejo e sua grande vantagem, segundo Daniel Antoniassi, diretor de Logística da Leroy Merlin, é a otimização dos custos e o aumento da produtividade obtidos na armazenagem e no transporte.

“O foco da Leroy é vender e atender bem o cliente. Existem empresas no Brasil com o know-how da operação logística e a proposta da ID foi trazer os desenvolvimentos tecnológicos para nós. O tempo e o custo para desenvolver este conhecimento com um operador que já tenha o domínio da tecnologia são menores do que partir do zero”, explica ele.

As operações de conferência de recebimento, armazenagem, preparação e expedição dos pedidos estão agora a cargo da ID, enquanto a gestão do frete e os lançamentos fiscais passaram a ser de responsabilidade da Leroy. “Os pontos de contato externos ficaram a nosso cargo, ou seja, todo o contato com os fornecedores, como em questões de agendamento e litígio. Decidimos trazer estas operações para dentro da empresa porque o fornecedor conhece a Leroy, não o operador logístico”, explica Antoniassi. “O SAC passou a estar também sob nossa responsabilidade, facilitando o controle da operação. O operador logístico passa agora a otimizar o gerenciamento dos fluxos internos, na qualidade do nosso estoque e no atendimento dos pedidos diários, sem se preocupar com o follow-up aos fornecedores e às lojas”, completa ele.

Ele explica que a empresa decidiu ainda utilizar no novo CD um sistema automatizado de gestão de estoque, a transmissão de dados por radiofreqüência, a fim de reduzir a ocorrência de falhas de informação nos processos de movimentação e controle das mercadorias estocadas. Está em estudo também a utilização da tecnologia de voice picking, pela qual todo processo de separação é feito por comandos de voz entre o profissional e o computador. “A idéia é desenvolver a radiofreqüência para o recebimento e expedição para depois trabalharmos no voice picking”, explica o executivo. Esta tecnologia está no momento em implantação nas instalações da Leroy na Espanha e na França, para posteriormente ser expandida para as outras unidades européias da empresa.

Outra novidade encontrada no CD é o sistema cross-docking. A idéia, explica Antoniassi, é usar o centro como ponto de passagem dos produtos com destino às lojas.

Leroy Merlin inaugura CD em São Bernardo do Campo
“A maior parte das nossas compras e entregas são descentralizadas. Entendemos o CD hoje como duas alternativas, a primeira é para a armazenagem central, com a economia de espaço nas lojas, principalmente para as mercadorias de grande volume, e a segunda é usar o novo espaço para as operações de cross-docking, principalmente para mercadorias de pequenos volumes, reduzindo o lead-time da chegada das mercadorias às lojas”, afirma ele.

Com a inauguração do novo CD, a tendência é que sejam reduzidos os estoques mantidos atualmente em toda a rede. No curto prazo, essa mudança deverá influenciar, inclusive, no formato e na construção dos novos pontos de venda. Segundo Antoniassi, a área de armazenagem de uma loja da Leroy Merlin ocupa hoje aproximadamente 2.500 metros quadrados e deverá passar a ter menos de 1.500 metros quadrados. “O objetivo é deixar nas lojas somente aqueles produtos que requerem uma entrega imediata para o cliente. Desta forma, será possível a abertura de novas lojas, já que a expansão da rede é dificultada pela necessidade do espaço”, completa ele.

Os fornecedores também devem ganhar competitividade com o novo CD porque, ao contrário do que acontecia anteriormente, quando as entregas eram pulverizadas por loja, a partir de agora eles terão a possibilidade de entregar lotes maiores de mercadoria em num único local, o que também pode favorecer a redução dos custos de frete. “Pretendemos aproveitar os investimentos em logística para reduzir custos”, afirma Antoniassi. O objetivo é aproximar os fornecedores do seu cliente final, “e a logística que passamos a adotar com a operação do novo CD é o meio para se alcançar esse fim”, acrescenta ele.

O diretor ressalta ainda que, com o novo sistema de gestão de estoques no CD, a meta é aumentar a disponibilidade dos produtos nas lojas e reduzir o “índice de ruptura”, isto é, a falta de mercadoria na loja, para um valor próximo a 1%. Atualmente esse percentual é estimado em torno de 3%.

www.leroymerlin.com/br

 

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