O Porto de Natal, administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), registrou um aumento de 6,63% na movimentação em 2022, com 658.434 toneladas de produtos, com predominância de frutas, trigo e açúcar. Em 2021, o total movimentado havia sido de 617.469 toneladas.
Os dados foram apresentados ontem, dia 3 de janeiro, pelo diretor-presidente da Codern, o Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida. Ele aproveitou a oportunidade para comunicar também que o Porto de Natal recebeu a Licença de Operação concedida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
Leia mais: Porto de Natal registra aumento de 150% na movimentação
O processo foi formado em 2011 e, ao longo dos anos, vários estudos e documentos foram protocolados, bem como realizadas análises técnicas e solicitações para complemento dos estudos com o objetivo de viabilizar a emissão da licença. “Esse licenciamento ambiental vai nos proporcionar mais segurança para atrair novos clientes”, afirmou o executivo.
A diretoria da autoridade portuária mencionou ainda os feitos dos últimos quatro anos, que contribuíram para o crescimento da companhia, como a implementação de setenta e dois indicadores de gestão, reuniões de compliance com a busca de consciência situacional e consequente melhoria da saúde financeira da empresa.