A BBM Logística registrou um crescimento de 20,2% na receita bruta do segundo trimestre de 2022 no comparativo com o mesmo período do ano passado, alcançando a marca de R$ 468,7 milhões, recorde para o período. De acordo com a própria companhia, o resultado reflete a forte expansão orgânica em todos os negócios e reajustes de tarifas decorrentes dos gatilhos contratuais e recomposição dos custos.
O crescimento ocorreu em todas as operações. Na divisão de Gestão de Transportes, houve crescimento de 20% nas operações de e-commerce e carga fracionada, 32% nas operações internacionais e 27% em carga lotação. Na divisão de Contratos Dedicados, o segmento florestal cresceu 23% e o industrial 14%.
Já o Ebitda ajustado foi de R$ 30 milhões, com margem de 7,7%, mostrando uma evolução frente à margem de 4,7% do trimestre anterior, fruto das iniciativas de recomposição de preços e redução de custos. Apesar disso, a companhia explica que o lucro operacional segue impactado pela forte pressão de custos, decorrente das condições macroeconômicas, na qual a inflação e o aumento dos preços de combustíveis se destacam.
A companhia vem mitigando esses fatores com renegociações de preços com os clientes e pelo controle e captura de sinergias das aquisições e eficiência na gestão das despesas administrativas. Grande parte das ações implementadas devem se refletir nos resultados a partir do próximo trimestre.
Além disso, como parte do foco da gestão financeira, a BBM concluiu a terceira emissão de debêntures, no valor de R$ 189 milhões, reforçando a posição com alongamento da dívida e melhora do fluxo de caixa.
Para o CEO da BBM Logística, André Prado, a companhia teve resiliência, manteve o ritmo de crescimento orgânico e reforçou o rigoroso controle de despesas, tanto fixas como administrativas, bem como a gestão do fluxo de caixa. “Nosso foco é manter a eficiência e a qualidade operacional e recompor as margens impactadas pela inflação de custos. Paralelamente, o grupo BBM vem mantendo suas receitas em crescimento ao longo dos últimos trimestres e mantendo a carteira de clientes, mesmo com os repasses, e conquistando projetos importantes”, destaca.
A companhia apresentou elevada manutenção de clientes, com índice de 99% na retenção da carteira, mesmo com os repasses por conta do aumento do preço do diesel. Paralelamente, a BBM manteve o foco de conquista de novos projetos e fechou 290 novos acordos comerciais no segundo trimestre de 2022, nas operações de lotação, intermodal, rodoviário internacional, fracionado e e-commerce, com destaque para os segmentos de casa e construção, autopeças, confecção, calçadista, autopeças e farma. Vale destacar ainda o resultado da operação de e-commerce, com volume de 3,5 milhões de pedidos entregues no período, crescimento de 31,6% no comparativo entre os primeiros semestres de 2022 e 2021.
A expansão da BBM na Região Nordeste do país foi o grande alavancador para explorar o cross-selling na carteira de clientes do grupo e potencializar sinergias de operação e novos negócios. Com o crescimento na malha rodoviária na região, a empresa realizará o envio e o recebimento de produtos de outros estados e países com rotas diárias locais, prevendo um crescimento de aproximadamente 50% em volume de carga e aumento de mais de 55% em faturamento comparado à receita atual no Nordeste. A companhia passou a atender a região nos segmentos de autopeças, produtos químicos, cosméticos, farmacêuticos, eletrodomésticos, eletrônicos, confecções, equipamentos e ferramentas.