A BBM Logística anunciou os resultados do primeiro trimestre de 2022, marcado por um faturamento recorde. Nos três primeiros meses do ano, a companhia atingiu a maior receita bruta em um primeiro trimestre na sua história, com R$ 422,7 milhões, crescimento de 19,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho é resultado da combinação do aumento de volume de negócios com o repasse da inflação de custos nos preços.
Todas as áreas da BBM registraram crescimento em relação ao primeiro trimestre de 2021, com destaque para as atividades de e-commerce (+33%) e internacional (+27%) no segmento de gestão de transportes. Já os contratos dedicados florestais avançaram 26% e os industriais, 25%.
A BBM focou, durante o primeiro trimestre, em recompor preços junto aos clientes, atingindo 90% da base da carteira, devido ao cenário desafiador com forte inflação de custos impactando as margens dos operadores, e em iniciativas para aumentar eficiência operacional e reduzir custos.
“O foco foi recompormos margens, corrigindo preços e buscando iniciativas para aumentar a eficiência operacional e reduzir custos. Os impactos positivos nos resultados começaram a ser registrados principalmente a partir do final do trimestre, mas há boas expectativas de reflexos mais relevantes ao longo dos próximos meses”, explica André Prado, CEO da BBM Logística.
No primeiro trimestre de 2022, a margem Ebtida recuou em relação ao mesmo período do ano passado, mas a sua evolução mensal mostra o início de uma recuperação já refletindo o repasse de preços a clientes. Em março, a margem chegou a 9,8%, após ficar em 2,3% em janeiro e fevereiro, movimento sazonal de queda no início de todos os anos.