A participação do segmento B2C foi alçada a aproximadamente 25% da receita anual da Patrus Transportes em 2021, devido às mudanças de hábito dos consumidores causadas pela pandemia do novo coronavírus.
“Passado o ponto crítico da pandemia, quando havia muitas restrições de circulação, mantivemos essa projeção para 2022. Temos uma meta de crescimento para este ano de 10% em relação a 2021, não só no B2C mas em todas as nossas atividades”, analisa o diretor de Operações da companhia, Silvio Cesar Pereira.
O executivo conta que uma das primeiras adaptações feitas para atender a alta demanda do B2C foi a instalação de um sorter na matriz da Patrus, em Contagem (MG), em 2019. Neste ano de 2022 a previsão é que outro equipamento seja instalado no terminal de Vitória.
“O sorter aumenta a nossa capacidade operacional e traz mais agilidade na distribuição de cargas, principalmente com perfil B2C. Além disso, implantamos em nossas unidades um sistema de triagem de carga semiautomática. É um processo customizado de entregas de e-commerce com foco em eficiência e produtividade”, explica Pereira.
Outra mudança foi em relação às características dos veículos em operação. A Patrus diversificou os tipos para a frota B2C, antes composta majoritariamente por Fiorinos e vans. Já nos últimos anos foram incorporados carros particulares. A maior parte dos veículos B2C que operam pela Patrus são de transportadores autônomos de carga. Atualmente são 2.131 profissionais trabalhando nessa categoria.
A Patrus Transportes atende 3.100 municípios e distritos, coletando mercadorias em dez estados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Hoje as entregas no segmento B2C já ocorrem nos estados de Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Bahia e também no interior de São Paulo.