Quebra da safra na Região Sul não impediu empresa de atingir bons resultados
A América Latina Logística (ALL) teve em 2005 um crescimento de 37,3% no Ebitdar (lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação, amortização e aluguel de vagões) em relação ao ano passado, subindo de R$ 351 milhões para R$ 482 milhões. O lucro líquido da empresa, sem considerar a venda de participações em subsidiárias, teve um crescimento de 90% em relação a 2004, atingindo R$ 170 milhões em 2005 contra R$ 90 milhões no ano anterior.
O volume total consolidado teve um crescimento de 7%, de 18.629 milhões de TKUs (toneladas por quilômetros úteis) para 19.929 milhões. Este aumento foi causado principalmente pelas commodities agrícolas, que passaram de 9.472 milhões de TKUs em 2004 para 10.192 milhões no ano passado. O volume total da unidade de produtos industriais também cresceu, de 5.315 milhões de TKUs para 5.627 milhões, ou seja, 5,9%, como resultado de um aquecimento nos fluxos intermodais e no ferroviário puro, que inclui os segmentos de construção civil e de combustíveis.
Esses resultados foram obtidos em um ano de condições adversas no mercado agrícola, uma das principais áreas de atuação da empresa, principalmente pela redução da safra na Região Sul. A produção de soja no Rio Grande do Sul, estimada inicialmente em nove milhões de toneladas, ficou em apenas dois milhões de toneladas, causando uma redução de 80% na exportação de commodities pelo Porto de Rio Grande, o segundo maior na malha da ALL.
“Com a seca, operamos em um cenário diferente do que havíamos previsto. Tivemos flexibilidade para nos adaptar às condições de mercado e atingir os objetivos financeiros em 2005”, afirma Bernardo Hees, diretor-presidente da ALL. A empresa deslocou vagões e locomotivas para a área norte de sua malha e capturou cargas intermodais nos Estados de Mato Grosso e Goiás. No mercado industrial, a ALL teve um crescimento de 11% no volume de cargas intermodais, com destaque para madeira, papel, produtos siderúrgicos e contêineres.
A ALL investiu R$ 255 milhões em 2005 em novas tecnologias, ativos, operações e treinamento. Foram adquiridas 85 locomotivas GE C-30 usadas, das quais 40 estão em reforma para entrar em operação ainda em 2006. Para este ano, o investimento total previsto é de R$ 270 milhões.
Para completar o quadro de bons negócios, a ALL já assinou este ano acordos take-or-pay em volume equivalente a mais de 65% de sua capacidade. Estes contratos estabelecem que o comprador pague por uma quantidade definida de um produto ou serviço em um período determinado de tempo, independentemente de utilizá-lo ou não. Os 35% restantes serão vendidos no mercado à vista.
“Esperamos condições de mercado mais favoráveis para commodities agrícolas e produtos industriais este ano”, coloca Hees. “As estimativas oficiais mostram que a colheita da soja ficará em torno de 58 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de cerca de 15% em comparação ao ano passado. No Rio Grande do Sul, as expectativas da colheita indicam que o volume deve ser quatro vezes maior que o de 2005”, completa.