A UX Group afirma que a meta para os próximos 12 meses é faturar R$ 100 milhões. Para isso, a companhia revela que está no radar a abertura de mais três centros de distribuição (CDs), localizados em São Paulo, Paraná e Espírito Santo, uma vez que já existem demandas contratadas que necessitam ser atendidas por estas regiões.
Outra estratégia anuncia pela companhia é a internacionalização das operações por meio de acordos, inicialmente para a Europa, e depois para os Estados Unidos. Outra estratégia que deve se concretizar é a aquisição de empresas com ofertas complementares às da UX.
O CEO da UX Group, Eneas Zamboni, afirma que o objetivo é aproveitar a tendência do varejo de utilizar a expertise de quem possui conhecimento profundo sobre segmento de logística para que possam se focar no core da empresa, que é comprar e vender.
O executivo afirma que o otimismo para este ano segue a tendência de 2021 que, apesar dos desafios impostos pela pandemia, que se estenderam principalmente ao longo do primeiro semestre, foi um ano produtivo.
A empresa, especializada em tecnologia para gestão de logística e transportes, anuncia que realizou 4,7 vezes mais entregas e quadruplicou sua receita em relação a 2020, faturando R$ 40 milhões, por meio de suas três verticais – fulfillment, solutions e delivery.
“O ano começou nebuloso, com o país praticamente paralisado. No segundo semestre, houve a reabertura da economia e o varejo sentiu a concorrência de outros setores, como o turismo. Apesar deste contexto, embarcamos na tendência do shipping, caracterizado pela necessidade dos marketplaces em gerenciar a entregas dos sellers”, explica Zamboni.
Ainda segundo o executivo, a ferramenta está transformando a forma como o e-commerce vai operar em 2022. “Ela é a nossa grande ficha para alcançar o crescimento que esperamos para o ano que vem.”
Ações
A empresa revela que ampliou as operações em diversos segmentos, como varejo de moda online e móveis. De janeiro a outubro de 2021, as entregas representaram 77% no faturamento do grupo, com ofertas que incluem um novo aplicativo com funções de roteirização da carga, comunicação de entrega a caminho por SMS e visualização em tempo real.
“Descentralizamos a operação de entrega com a abertura de sete bases avançadas. Duas estão localizadas nas regiões Sul, duas em Guarulhos (SP), uma no ABCD paulista, uma em Mogi das Cruzes (SP) e uma em Osasco (SP)”, conta Zamboni. Vale lembrar que o hub da empresa foi mantido na Cidade de Barueri (SP).
Já a vertical de fulfillment, cuja proposta é realizar o gerenciamento do estoque dos clientes, conquistou clientes. “Trabalhamos com equipes qualificadas e nível de serviço diferenciado; nosso indicador de expedições é sempre em horas, nunca em dias. Tudo isso é para garantir a velocidade que os clientes e seus consumidores esperam de um comércio eletrônico”, explica o CEO.
Os estoques dos clientes estão armazenados em 24 mil m² e o fulfillment, divulga Zamboni, representa 25% do faturamento total.
Zamboni destaca também a participação da UX Solutions – que representou em 2021 8,6% no total do grupo – no crescimento da empresa, vertical responsável pela tecnologia implantada em todos os processos, como novas regras de frete, rastreamento de dropshipping, cálculos de frete, etiquetas com volume múltiplo e unificado e conciliação de fretes.
“A demanda pela gestão de estoque é cada vez mais crescente por conta da complexidade dos processos, que acaba tirando o foco dos varejos. É comum que em vez de fazerem grandes negociações, o varejista se perca nas grandes operações, controlando estoque, monitorando pessoas, implementando tecnologias que nem sempre são utilizadas da melhor maneira”, pontua o CEO da UX Group.