Foco do grupo está nas empresas do mercado automotivo
A SKF Logistics Services, braço de operação logística do grupo sueco, acaba de iniciar no Brasil a oferta de serviços de armazenagem, distribuição e gerenciamento de transporte para clientes externos. A divisão de logística no Brasil teve o seu lançamento oficial em dezembro e o início dos trabalhos aconteceu este mês, mas a previsão é que as operações comecem somente no segundo semestre deste ano. “Não é um serviço que pode ser implementado imediatamente, por enquanto estamos na fase dos projetos”, afirma Alessi Gabriel Braga, coordenador de Logística da empresa do Brasil.
No final da década de 1990, a SKF criou na Europa uma divisão de logística para cuidar exclusivamente destas operações, mas somente para o próprio grupo. Após um período de dois anos, abriu-se a experiência para os clientes externos. Hoje, a SKF Logistics Service conta com 1.200 empregados e 28 centros de distribuição (CDs), e realiza embarques para 50 mil clientes-destino em 170 países e 30 mil linhas de pedidos diários. A divisão de logística está presente no Brasil desde 2000, mas até então só eram feitas as operações para o próprio grupo.
“Nós percebemos que alguns clientes globais que já utilizam os serviços de nossa divisão tinham a necessidade de utilizá-la aqui”, explica Braga. “E também identificamos como oportunidade o fato de haver uma série de empresas no Brasil que começaram a realizar exportações, mas que acabavam tendo dificuldade na operação logística na Europa, Estados Unidos e Ásia”, completa.
O foco no Brasil está voltado para o mercado automotivo, como empresas que fabricam partes, peças e acessórios, ou seja, produtos com perfil semelhante aos fabricados pela SKF. O grupo desenvolve rolamentos, equipamentos de monitoração de condição de máquinas e ferramentas de manutenção, além de soluções para uma manutenção pró-ativa a fim de eliminar falhas em equipamentos. A sua linha de produtos e soluções é composta ainda por bombas d’água, kits de polias e tensionadores de correia, atuadores hidráulicos e cruzetas, entre outros. “Não temos expertise para produtos que necessitam de cuidados especiais, como alimentos e químicos”, explica Braga.
A expectativa da SKF Logistics Services no Brasil é faturar R$ 15 milhões/ano nos próximos cinco anos. Para alcançar esse objetivo, a divisão de logística do grupo sueco concentrará ainda as ações em empresas que possam utilizar toda a estrutura de distribuição que a divisão oferece na Europa.
As multinacionais que necessitam de suporte logístico em território nacional também poderão beneficiar-se da infra-estrutura. “Temos 14 mil m2 de capacidade de armazenamento no nosso CD, localizado em Barueri (SP), além de contar com parceiros em todo o País que podem realizar a distribuição intermodal”, completa Braga. O principal parceiro para as operações de armazenagem é o Grupo Martins, que realizará basicamente as operações de inteligência do armazém (operacional), enquanto as funções administrativas estarão sob responsabilidade da SKF.
Na Europa, as empresas que já utilizam os serviços do grupo obtiveram uma redução de custo operacional e de inventário entre 30% e 40%. Mirka, Saint-Gobain, Goodyear, Legris e Rockwell Automation são alguns dos clientes da SKF.