A Fretebras divulgou que um estudo realizado a partir dos fretes publicados em sua plataforma de janeiro a setembro de 2021 apontou que o volume das micro e pequenas transportadoras aumentou em média 30% na comparação com o mesmo período de 2020. Segundo a própria Fretebras, a digitalização do setor de logística tem favorecido essas empresas.
Dentre as categorias analisadas, as que mais obtiveram aumento foram micro empresas e empresa de pequeno porte, que cresceram 43% e 18%, respectivamente, no volume de fretes. Com quase 300 startups de logística no Brasil oferecendo soluções para uma gestão mais eficiente e segura do negócio, as micro e pequenas empresas conseguiram se adaptar melhor em função do seu tamanho e menor investimento em ativos imobilizados, como frotas próprias, além da maior facilidade e flexibilidade de incluir a digitalização em seus processos de trabalho.
Os dados da Fretebras mostram que mais da metade (66%) dos novos cadastros de assinantes em sua plataforma, de janeiro a setembro deste ano, foram somente de micro empresas, sendo que o número de novas micro e pequenas transportadoras aumentou 45% nesse período.
“Ao optarem pela contratação de caminhoneiros terceirizados para realizar seus fretes, as micro e pequenas conseguiram aproveitar uma série de vantagens, como uma economia de 23% na contratação do frete em comparação com a realização desse mesmo frete com frota própria”, destaca Bruno Hacad, diretor de Operações da Fretebras.