A Paccar anuncia que obteve lucro líquido de US$ 492,9 milhões (US$ 1,41 por ação diluída) no segundo trimestre de 2021 em comparação com os US$ 147,7 milhões (US$ 1,43 por ação diluída) obtidos no mesmo período do ano passado. A receita líquida de vendas e serviços financeiros do segundo trimestre foi de US$ 5,84 bilhões, aumento de 91% em comparação com os US$ 3,06 bilhões obtidos no segundo trimestre de 2020.
A empresa informa ainda lucro líquido de US$ 963 milhões (US$ 2,76 por ação diluída) no primeiro semestre deste ano, em comparação com os US$ 507,1 milhões (US$1,46 por ação diluída) ganhos no primeiro semestre de 2020. A receita líquida de vendas e serviços financeiros para os primeiros seis meses de 2021 foi de US$ 11,69 bilhões, quando comparada aos US$ 8,22 bilhões obtidos no ano passado.
O Conselho de Administração da Paccar declara um dividendo trimestral regular de trinta e quatro centavos (US$ 0,34) por ação, pagável em 8 de setembro de 2021, aos acionistas com registro no encerramento dos negócios em 18 de agosto de 2021.
“A Paccar obteve receitas e lucro líquido muito bons no segundo trimestre de 2021. A Paccar Parts atingiu vendas e lucros trimestrais recordes devido à forte utilização de caminhões da indústria, um maior número de caminhões Kenworth, Peterbilt e Daf com o conjunto propulsor da Paccar e o crescimento da plataforma de e-commerce da Paccars. A Paccar Financial obteve lucros trimestrais recordes devido à excelente qualidade de seu portfólio e à forte demanda por caminhões usados. Estou muito orgulhoso dos nossos funcionários por fornecerem produtos e serviços da mais alta qualidade aos nossos clientes”, conta o CEO da Paccar, Preston Feight.
Mercados Globais de Caminhões
O vice-presidente Sênior da Paccar, Mike Dozier, diz que a tonelagem de carga, utilização de caminhões da indústria e a demanda dos clientes por caminhões novos são fortes. “Os clientes apreciam a maior eficiência de combustível e a tecnologia avançada dos novos caminhões pesados e médios da Kenworth e Peterbilt lançados este ano.”
As vendas de varejo da Classe 8 nos EUA e Canadá estão estimadas em uma faixa de 260.000-280.000 caminhões em 2021. A participação da Kenworth e da Peterbilt no mercado de vendas a varejo da Classe 8 é de 29,4% no ano até esta data.
“A demanda dos clientes é forte para a nova linha de caminhões DAF devido ao design inovador dos veículos, maior eficiência de combustível e maior conforto do motorista”, diz o presidente da Daf, Harry Wolters.
Estima-se que os registros da indústria europeia de caminhões no segmento acima de 16 toneladas estejam em uma faixa de 270.000-290.000 veículos este ano. A quota de mercado da Daf Europeia acima de 16 toneladas é de 15,7% até o momento.
O mercado sul-americano de caminhões acima de 16 toneladas em 2021 deverá estar na faixa de 110.000-120.000 unidades. A quota de mercado da Daf Brasil foi de 5,7% no segmento de caminhões acima de 16 t nos primeiros seis meses deste ano.
Peças
A Paccar Parts obteve receita trimestral antes dos impostos de US$ 265,6 milhões no segundo trimestre de 2021, em comparação com US$ 151,9 milhões obtidos no mesmo período do ano passado. A Paccar Parts obteve receita recorde no segundo trimestre de US$ 1,21 bilhão, em comparação com os US$ 823,7 milhões informados no mesmo período do ano passado. A receita da unidade no primeiro semestre de 2021 foi de US$2,37 bilhões, em comparação com US$ 1,82 bilhão no mesmo período do ano passado.
A Paccar Parts obteve lucro antes do desconto dos impostos de US$ 516,9 milhões nos primeiros seis meses de 2021, em comparação com US$ 366,6 milhões ganhos nos primeiros seis meses de 2020.
“A Paccar Parts obteve resultados recordes devido à utilização robusta de caminhões da indústria, gestão da cadeia de suprimentos líder da indústria, disponibilidade de peças e investimentos contínuos em e-commerce”, observa o vice-presidente da Paccar e gerente geral da Paccar Parts, David Danforth,
“A Paccar Parts fez muitos aprimoramentos em sua plataforma de e-commerce, tais como excelente referência cruzada de peças e integração com os sistemas de aquisição de peças dos clientes. As vendas do comércio eletrônico da Paccar Parts aumentaram 56% no segundo trimestre em comparação com o mesmo trimestre do ano passado”, diz Danforth.
Os 18 centros de distribuição de peças (PDCs) da Paccar Parts dão suporte de vendas, peças e locais de serviço a mais de 2.200 revendedores Daf, Kenworth e Peterbilt. A Paccar Parts informa que planeja abrir um novo PDC de 24.154 metros quadrados em Louisville, Kentucky, Estados Unidos, no próximo ano, para aumentar ainda mais a disponibilidade de peças para clientes e revendedores.
Serviços financeiros
A Paccar Financial Services (PFS) obteve lucro recorde antes dos impostos de US$ 106,5 milhões no segundo trimestre deste ano em comparação com US$55,5 milhões no segundo trimestre de 2020. A PFS alcançou uma receita de US$ 456,3 milhões no segundo trimestre de 2021 em comparação com US$ 360,3 milhões no mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2021, a PFS obteve um lucro antes dos impostos de US$182,9 milhões em comparação com os US$103,8 milhões do ano passado.
A receita do primeiro semestre de 2021 foi de US$ 888,3 milhões em comparação com US$744,0 milhões no mesmo período do ano passado.
O vice-presidente da PFS, afirma que a unidade obteve excelentes resultados no segundo trimestre devido à excelente qualidade do portfólio e aos fortes preços dos caminhões usados.” A PFS está alavancando investimentos em seus 12 centros mundiais de caminhões usados para vender um número maior de caminhões usados a preços de varejo mais altos”.
Uma nova instalação de caminhões usados da PFS está em construção em Madri, na Espanha. Os valores de revenda de caminhões Kenworth e Peterbilt têm um ágio de 10-20% sobre os caminhões dos concorrentes.
A PFS tem uma carteira de 205.000 caminhões e reboques, com ativos totais de US$15,57 bilhões. A PacLease, empresa de leasing de caminhões de serviço completo na América do Norte, Europa e Austrália com uma frota de 38.000 veículos, está incluída neste segmento. “A falta de oferta de semicondutores em toda a indústria contribuiu para o aumento da demanda por caminhões usados Paccar premium. Os clientes que precisam de caminhões gostam de adquirir veículos usados de alta qualidade Kenworth, Peterbilt e Daf”, comenta o presidente da PacLease, Ken Roemer.
Investimentos
Os lucros a longo prazo da Paccar, seu balanço e foco consistente na qualidade, tecnologia e produtividade permitiram à empresa investir US$ 7,3 bilhões em novas e ampliadas instalações, produtos inovadores e novas tecnologias durante a última década.
“A Paccar investe para expandir seus negócios com novos modelos de caminhões aerodinâmicos, tecnologias diesel e trem de força com emissões zero, sistemas avançados de assistência ao motorista, serviços de veículos conectados, capacidade de fabricação e distribuição da próxima geração”, diz Dozier, vice-presidente Sênior.