Bons resultados levam empresa a prever faturamento de US$ 10 milhões em 2005
A Metrologic do Brasil fechou o terceiro trimestre de 2005 com um crescimento de 44% em relação ao mesmo período de 2004. Detentora de 40% da comercialização de leitores de códigos de barras no País, a empresa bateu no mês de setembro um novo recorde de vendas, marca anteriormente obtida nos meses de janeiro e junho. Estes bons resultados aumentaram a expectativa de atingir um crescimento de 30% este ano, com um faturamento de cerca de US$ 10 milhões.
“90% de nossas vendas são efetuadas via canal de revendas, que atualmente somam 2.140 em todo o Brasil”, afirma Cássio Pedrão, gerente-geral da filial brasileira. O atendimento é feito pelos distribuidores CDC Brasil, BPSolutions, DN Automação, DNAC e Trends. Um dos responsáveis pela empresa bater novo recorde foi o leitor fixo InVista, com um aumento nas vendas de 112% de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2004.
Para o próximo ano, a empresa planeja estender a sua atuação para os mercados de automação industrial e em verticais específicas, como a área de saúde, e atingir um crescimento de 25%. Com sete anos de atuação no País, a filial brasileira segue a tendência da matriz americana, que também obteve bons índices de crescimento em 2005. A Metrologic, Inc. fechou o terceiro trimestre deste ano com U$ 54 milhões de dólares, um crescimento de 22,3% em comparação ao mesmo período de 2004. A expectativa é terminar o ano com um faturamento de U$ 208 milhões de dólares.
Universidade
Treinamento sobre produtos, cursos de capacitação e motivação profissional, além de técnicas de administração, compõem o programa Universidade Metrologic, cuja implantação foi iniciada pela empresa no País no segundo semestre deste ano. Desenvolvido para os canais de vendas, parceiros da empresa e funcionários, o novo projeto também pretende firmar parcerias com faculdades para colaborar na formação de profissionais. “Atualmente, nossos funcionários e parceiros recebem treinamentos explicativos, mostrando como funcionam os novos produtos. Queremos ampliar isso e oferecer cursos que, por exemplo, ensinem como administrar melhor uma microempresa ou palestras motivacionais de vendas”, afirma Pedrão.
A idéia do programa Universidade Metrologic é atingir os profissionais que atuam nas áreas técnica e comercial de empresas do setor de automação, como fornecedores, desenvolvedores de software e também quem trabalha nas assistências técnicas autorizadas e nos canais de comercialização. Além de estimular seus parceiros, a empresa também quer ajudar na formação de profissionais, ministrando palestras em faculdades. “Queremos criar um relacionamento com cursos universitários, cedendo produtos e mostrando nossa tecnologia, além de oferecer palestras que mostrem como aplicar a automação em diversas áreas”, exemplifica Cássio.