A BBM Logística divulga os resultados do quarto trimestre e de todo o ano de 2020. De acordo com a empresa, foi computado um novo recorde de faturamento, que pela primeira vez superou R$ 1 bilhão, além de crescimento acentuado do Ebitda. A companhia também destaca o fato de ter completado o atendimento em toda a cadeia logística, com a aquisição da Diálogo.
Em 2020, além da integração da Translovato, a BBM reforçou sua estratégia de aquisições, com duas operações – a Translag teve o objetivo de expandir a malha logística para o Centro-Oeste e parte do Nordeste, enquanto a Diálogo fortaleceu o atendimento ao e-commerce. A Diálogo é focada no segmento e realizou a entrega de mais de 8 milhões de pedidos em 2020. Estas três empresas adicionam, segundo a BBM, mais de R$ 600 milhões de faturamento anual.
“Com a aquisição da Diálogo, nos posicionamos de forma relevante no e-commerce e completamos nossa atuação em toda cadeia logística. A tecnologia de entrega na última milha da Diálogo poderá ser levada para diversas regiões a partir da malha logística nacional da BBM, estamos bastante animados com as oportunidades”, diz o CEO da BBM Logística, André Prado.
Divisões
Entre as divisões, a área de Transportation Management (TM), que inclui os serviços de carga fracionada, e-commerce e carga geral, foi destaque, com crescimento de 157% na comparação anual. Esta divisão, cuja operação é asset-light, o que aumenta o retorno sobre o capital investido, representou 70% do faturamento da empresa no trimestre.
Já na divisão Operações Dedicadas (DCC), a resiliência dos contratos de longo prazo e novas operações resultaram em um crescimento de 10% sobre o trimestre anterior.
O Ebitda ajustado aumentou 86% no acumulado do ano. Este resultado foi impulsionado, salienta a compamhia, pelas operações de carga fracionada da Translovato, empresa adquirida em dezembro de 2019.
“A melhora da margem da empresa, impulsionada pelos ganhos de eficiência e diluição de custos fixos através das aquisições, demonstra nossa capacidade de integrar empresas com qualidade e criar valor, explorando oportunidades de cross-selling e otimização de custos”, ressalta o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da BBM Logística, Marco Modesti.
Recursos
A companhia divulga que em 2020 foram R$ 12 milhões investidos, principalmente na Plataforma Digital BBM cujo objetivo é digitalizar todas as operações e otimizar as soluções. As primeiras operações a usar o sistema tiveram reduções de distância percorrida superiores a 20%.
A empresa também terminou o trimestre com posição financeira sólida e, em março de 2021, emitiu a sua segunda debênture no montante total de R$ 240 milhões para novas aquisições, investimentos em expansão e tecnologia. ”Esta emissão mostra a confiança dos investidores na empresa, que tem apresentado forte crescimento com rentabilidade e possui uma estrutura de gestão com alto padrão de governança corporativa” diz Modesti.
Segundo Prado, as perspectivas são positivas. “Cada vez mais consolidamos nosso posicionamento diferenciado e único no mercado, atuando em toda a cadeia logística com as melhores soluções. As aquisições recentes aumentaram nossos mercados de atuação gerando diversas possibilidades de sinergias comerciais e operacionais para sustentar nosso ritmo de forte crescimento.”