Tempo médio para liberar mercadorias ficou abaixo de 13 horas em setembro
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) apontou a gestão aduaneira da Delphi Automotive System do Brasil, executada pela Tito Global Trade Services (TGTS) no Aeroporto de Viracopos (SP), como referência no setor automotivo em setembro. O tempo médio de liberação de mercadorias da Delphi foi de 12 horas e 43 minutos nesse mês. Participam do ranking criado pela Infraero todas as empresas com mais de cem operações por mês, que são acompanhadas desde o momento em que a carga chega ao aeroporto até a sua saída. O ranking é dividido por segmentos, como farmacêutico, automotivo, TI, etc.
De janeiro a agosto deste ano, a Tito conseguiu reduzir em 46% o tempo de desembaraço das importações da Delphi pelo aeroporto paulista. Em janeiro, o tempo de desembaraço era de 26 horas e 15 minutos e, em agosto, já havia baixado para 14 horas e 12 minutos. No mês de abril, a Delphi liderou o ranking de desembaraço aduaneiro em Viracopos, num prazo de 14 horas e 47 minutos.
“O contrato envolve o desembaraço aduaneiro de 800 processos mensais. Para atender a essa demanda, a Tito emprega 34 funcionários dedicados à Delphi nas suas unidades sediadas no porto de Santos, no aeroporto de Viracopos e na estação aduaneira da Cragea e em São Caetano do Sul (SP)”, explica Reinaldo Santos, gerente Operacional do Sudeste da Tito. “Os principais benefícios da redução do tempo de desembaraço aduaneiro para a empresa são a diminuição dos custos de armazenagem na Infraero e a redução nos índices de paradas de linha e no inventário da planta, com maior giro das mercadorias”, completa Santos.
A Tito é um provedor de logística internacional completo e regionalmente integrado. Originalmente provendo serviços de despacho aduaneiro, a companhia expandiu-se e passou a oferecer serviços de freight forwarder, procurement internacional, armazenagem e distribuição, tornando-se um provedor de logística full service. O contrato com a Delphi, que cobre todos os itens importados pela empresa, teve início em julho de 2004 e tem validade de três anos.