O Mercado Livre divulgou seus resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre de 2020, finalizado em 30 de setembro. A receita líquida da companhia no período foi de US$ 1,116 bilhão, um aumento de 85% em dólares na comparação com o terceiro trimestre de 2019 e de 148,5% em moeda constante, principalmente em razão do crescimento do comércio online.
As operações do Mercado Livre no Brasil representam 55% da receita líquida total da companhia, tendo alcançado US$ 610,7 milhões, crescimento de 56,6% em dólares e de 112,2% em real. O lucro bruto foi de US$ 480,2 milhões, com uma margem de 43%, em comparação com 47,2% no terceiro trimestre do ano passado. Já o lucro líquido foi de US$ 15 milhões, resultando em um lucro líquido por ação de US$ 0,28.
“Os resultados mostram que completamos mais um período sólido, com forte aceleração das nossas soluções de e-commerce e fintech. Neste trimestre, conquistamos ainda mais participação de mercado, consolidando nossa posição de liderança no Brasil e impulsionando desde os micro e pequenos negócios da base da pirâmide comercial até as grandes empresas que compõem nosso ecossistema”, afirma Stelleo Tolda, presidente de Commerce do Mercado Livre para a América Latina.
Foram vendidos no marketplace do Mercado Livre 205,7 milhões de itens no terceiro trimestre de 2020, alta de 109,9% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a própria companhia, mesmo diante do desafio adicional da gestão logística, com aumento significativo nos volumes transacionados, a Mercado Envios enviou 187,6 milhões de itens no trimestre, representando um crescimento de 131,1% em relação ao ano anterior.