A BR Distribuidora divulga que registrou ganho de market share de 0,4% na média do segundo trimestre de 2020 em comparação ao primeiro trimestre do ano, com avanço tanto no segmento B2B (2,4%) quanto na revenda (1,2%). O lucro líquido no segundo trimestre foi de R$ 188 milhões, 19,7% menor que nos três primeiros meses do ano, e 37,7% a menos que o registrado no primeiro trimestre de 2019. O Ebitda ajustado no período foi de R$ 816 milhões, ou R$ 104 por m³, 47,7% maior do que no primeiro trimestre de 2020, e 61,3% se comparado ao segundo trimestre do ano passado.
Segundo a empresa, o resultado é reflexo direto da implementação de medidas de aumento de eficiência e obtenção de ganhos tributários que compensaram o cenário atípico e os efeitos da queda do petróleo. Além disso, a BR destaca que gerou fluxo de caixa positivo, mantendo sua alavancagem em níveis saudáveis.
A diminuição de dispêndios ocorrida no segundo trimestre de 2020 em relação aos três primeiros meses, por conta da consolidação das iniciativas de gestão de despesas correntes e por medidas de contingência adotadas durante a pandemia, atingiu R$ 81 milhões, mitigando o impacto do recuo do volume de vendas, que foi 14,8% inferior na comparação entre os trimestres.
A companhia revela que observa uma gradual recuperação dos volumes vendidos, o que tem acompanhado a contínua retomada da circulação de pessoas nas principais capitais do país. No diesel, em junho, o crescimento foi de 1,2% e, no ciclo Otto, 1,9% em relação ao período pré-crise.